Quarta-Feira, 02 de Março de 2022 @ 16:03
Brasília - O MCom foi criado em 1967 com o intuito de regulamentar os setores de radiodifusão, telecomunicações e serviços postais
Criado em 1967 com o objetivo de regulamentar os setores de radiodifusão, telecomunicações e serviços postais, o MCom (Ministério das Comunicações) completou recentemente 55 anos de sua criação. Desde lá, o órgão realizou diversos feitos, incluindo a liberação de várias outorgas de rádio. Atualmente, o o ministério avançou na oferta da internet 5G no país
Há 55 anos era criado o Ministério das Comunicações. Foi através do Decreto-lei nº 200/1967 que ficou regulamentado que as atribuições da pasta seriam regular os serviços de radiodifusão, serviços postais, de telecomunicações e suas entidades vinculadas, além de gerenciar as políticas nacionais em áreas correlatas, como a inclusão digital. Ao longo de seu história o MCom se tornou uma secretaria do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). Já em 2020, a pasta voltou a ter status de ministério.
"Em mais de meio século de existência, o Ministério das Comunicações acompanhou os avanços tecnológicos nos campos da telefonia, internet, rádio e TV, mas essas mudanças agora são muito mais velozes. São imediatas e massivas. Em cada área do ministério teremos desafios importantes, mas vamos enfrentá-los com o apoio das secretarias de comunicação social, de radiodifusão, de telecomunicações, com a Anatel, com os Correios, EBC e Telebras. Um desses desafios é democratizar o acesso às tecnologias de vanguarda da comunicação, de modo a conectar todos os cidadãos na chamada sociedade da informação", enfatizou Fábio Faria, ministro das Comunicações.
Durante sua trajetória, o órgão realizou diversas atribuições, incluindo a liberação de várias outorgas de rádio, implementação e manutenção de vários sistemas e a aproximação de vários brasileiros através das cartas, que foram enviadas pelos Correios. Mais recentemente, o ministério avançou na oferta da internet 5G no país.
Com informações do Ministério das Comunicações
Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:
A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.