Segunda-Feira, 29 de Agosto de 2022 @ 15:08
São Paulo – Emissoras que integram as redes BandNews FM e Rádio Bandeirantes, além da Rádio Cultura Brasil FM e AM, Band Vale FM, Rádio Educadora FM de Salvador e Rádio Jornal do Recife participaram do pool
O primeiro debate entre os candidatos à presidência da República, promovido pelo pool formado Grupo Bandeirantes, Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura, no último domingo (28), também foi transmitido por outras emissoras, inclusive, por rádios espalhadas por todo o Brasil. O programa também alcançou a terceira maior audiência do ano na Band e uma das maiores da TV Cultura em 2022.
Além dos veículos que organizaram o debate, o encontro teve transmissão realizada pelas redes BandNews FM (liderada pela BandNews FM 96.9 de São Paulo) e Rádio Bandeirantes (liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo), além da Rádio Cultura Brasil FM 77.9 e AM 1200 de São Paulo, Band Vale FM 102.9 de São José dos Campos (SP), Rádio Educadora FM 107.5 de Salvador (BA) e Rádio Jornal FM 90.3 FM 76.1 AM 780 do Recife participaram do pool.
Ao longo do encontro, entre as 21h e a 0h, a TV Band teve média de 13 pontos, sendo sintonizada por 20,6% dos televisores ligados, com pico de 14,8 pontos. A partir das 22h53, a Band assumiu a liderança, que já havia sido alcançada por alguns minutos durante o Fantástico, ficando então até o final do debate na dianteira.
Às 22h22, a Band tinha 14,5 pontos ante 13,5 da Globo. Ao longo do debate, a Globo teve 13,6 pontos, o SBT 7,2, a Record, 5,8 e a RedeTV!, 1 ponto. Somando ao bolo a plateia da TV Cultura, que oscilou entre 0,8 e 1,2 ponto ao longo do confronto, está assegurada a liderança do debate.
A TV Band não tem superado 4 pontos na faixa das 21h de domingo. Neste 28 de agosto, o debate já motivava o dobro dessa plateia antes mesmo de seu início, com 8,7 pontos às 20h59.
Candidatos à Presidência da República no estúdio do debate da Band / Crédito: Renato Pizzutto / Band
Audiência digital
Band e Vibra Digital, empresa spin-off de tecnologia e estrategista digital do Grupo Bandeirantes, contaram ainda com a parceria do Google, que forneceu dados de interesse de busca, painéis, inteligência e análises. No ambiente digital, o debate quebrou o próprio recorde e se tornou o maior evento jornalístico ao vivo já visto no YouTube da emissora. Foram mais de 1,5 milhão de usuários simultâneos apenas no canal Band Jornalismo no YouTube, que ultrapassou a marca de quatro milhões de inscritos e segue como o maior canal de jornalismo brasileiro na plataforma.
O resultado é três vezes maior do que o registrado no encontro entre os presidenciáveis na campanha de 2018, quando foram contabilizados 470 mil visitantes simultâneos. Nas primeiras oito horas, a transmissão no YouTube conquistou mais de 9,4 milhões de visualizações.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.