Quarta-Feira, 21 de Setembro de 2022 @ 13:04
São Paulo - O objetivo é o de adotar padrões internacionais de mensuração de audiência para emissoras de rádios
Voltada ao fornecimento de infraestrutura e serviços digitais para o mercado de streaming, a VIRTUALcast anunciou investimentos relacionados a sua estrutura técnica. O objetivo é o de adotar padrões internacionais de mensuração de audiência para emissoras de rádios. Outra novidade é a contratação da Nextdial, empresa Brasileira especializada em mensuração de audiência e mídia programática. A VIRTUALcast é uma conhecida empresa de tecnologia para a área de rádio no Brasil, com presença principalmente no mercado de Minas Gerais e atende redes nacionais como a Massa FM.
Com o processo de modernização dos serviços e integração dos seus streamings com a Nextdial, a VIRTUALcast irá possibilitar que as emissoras de rádio trabalhem sua programação analisando o comportamento real dos seus ouvintes. O investimento foi feito na atualização da arquitetura de rede, softwares e a integração da plataforma de streaming da Virtualcast com a tecnologia Nextdial, que automatiza a coleta de dados, faz limpeza e compilação de relatórios essenciais para que as emissoras tracem planejamentos e estratégias visando o crescimento da audiência no dial e no digital.
Segundo o diretor executivo da VIRTUALcast, Edmauro Novais, o investimento acontece em momento que cresce os pedidos por números de audiência das emissoras por parte de agências e anunciantes e os crescimentos divulgados pela mídia dos números das emissoras que já contam com dados e relatórios de audiência. "Vínhamos conversando com a várias emissoras clientes que manifestaram o interesse de ter números de audiência mais precisos. Realizamos um extenso estudo técnico, analisamos empresas internacionais e nacionais especializadas em métricas de rádio digital, e optamos pela Nextdial para esse importante passo de fortalecer a nossa posição no mercado e entregar ainda mais valor para os nossos clientes", explica o executivo.
Enquanto isso, o diretor da Nextdial, Thiago Fernandes, avaliou a parceria com a VIRTUALcast como um passo importante para a profissionalização e fortalecimento do meio rádio na competição com os grandes players digitais. "O rádio é um veículo de massa, é segmentado, está presente no dia-a-dia das pessoas e deve ser também acessível por praticamente todas as plataformas digitais. Com dados seguindo padrões internacionais que possibilitem a emissora a entender o comportamento dos ouvintes até também dial (uma vez que, em média, 40% dos ouvintes da Internet estão dentro da área de cobertura do sinal terrestre), habilitamos as emissoras a competirem em pé de igualdade com os veículos digitais", afirma o executivo.