Domingo, 08 de Janeiro de 2023 @ 20:35
Brasília - ABERT E ABRATEL emitiram notas de repúdio neste domingo (8). Estações de jornalismo fazem ampla cobertura direto do DF
Entidades nacionais do setor de radiodifusão emitiram notas de repúdio sobre os atos antidemocráticos que tomaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o STF, na tarde desta domingo (8), em Brasília. Associações nacionais como ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) usaram seus canais digitais para criticar ações violentas contra jornalistas e demais profissionais de imprensa na capital federal. Emissoras de rádio estão no local realizando uma intensa cobertura jornalística sobre os acontecimentos. Acompanhe:
Em nota, a ABERT declarou que "repudia, veementemente, a violência provocada por vândalos e terroristas que invadiram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, neste domingo (8), e agrediram jornalistas que trabalhavam na cobertura dos atos antidemocráticos". A ABERT também classificou como uma "afronta à democracia e à Constituição Brasileira" o que foi visto em Brasília na tarde de hoje.
A associação considera "inconcebível a omissão do governo do Distrito Federal em proteger os Três Poderes da República e garantir a segurança da imprensa que está nas ruas da cidade em coberturas complexas". A ABERT também cobra providências das autoridades, pedindo "uma rigorosa apuração dos fatos, com a identificação e punição dos criminosos".
Também em nota, a ABRATEL diz que "os atos envolvem agressões a jornalistas, quebra de equipamentos e o impedimento ao livre exercício do jornalismo profissional. Este tipo de ação fere a liberdade de imprensa e o direito à informação resguardados pela lei maior". A entidade também afirma que é "inadmissível todo ato que desmoralize a atuação do jornalismo e dos profissionais de comunicação. Esta associação sempre se posiciona e sempre se posicionará a favor da liberdade de imprensa".
Confira as duas notas na íntegra:
Nota da ABERT:
"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia, veementemente, a violência provocada por vândalos e terroristas que invadiram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, neste domingo (8), e agrediram jornalistas que trabalhavam na cobertura dos atos antidemocráticos.
É inconcebível a omissão do governo do Distrito Federal em proteger os Três Poderes da República e garantir a segurança da imprensa que está nas ruas da cidade em coberturas complexas.
As invasões e atos de depredação a prédios públicos, assim como os ataques aos profissionais da comunicação são uma afronta à democracia e à Constituição Brasileira.
A ABERT pede às autoridades responsáveis uma rigorosa apuração dos fatos, com a identificação e punição dos criminosos.
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,2 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas."
Nota da ABRATEL:
"A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) repudia as invasões e os atos de vandalismo aos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal que aconteceram neste domingo (8).
Os atos envolvem agressões a jornalistas, quebra de equipamentos e o impedimento ao livre exercício do jornalismo profissional. Este tipo de ação fere a liberdade de imprensa e o direito à informação resguardados pela lei maior.
A Abratel considera inadmissível todo ato que desmoralize a atuação do jornalismo e dos profissionais de comunicação. Esta associação sempre se posiciona e sempre se posicionará a favor da liberdade de imprensa."
Rádios realizam intensa cobertura jornalística
Todas as grandes redes nacionais de jornalismo suspenderam suas grades de programação para a realização de uma ampla cobertura sobre a situação nas ruas da capital federal. Redes como BandNews FM, CBN, Jovem Pan News, Rádio Bandeirantes, Rádio Gaúcha e Rádio Itatiaia estiveram mobilizadas em caráter extraordinário neste domingo (8).
Fora mais de 5 horas de cobertura realizada pelas principais emissoras de jornalismo do país.
Crédito imagem: REUTERS/Ueslei Marcelin
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.