Quinta-Feira, 02 de Fevereiro de 2023 @ 17:18
São Paulo - A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (30). Um dos destaques do evento foi uma homenagem póstuma ao Rei Pelé
Na noite da última segunda-feira (30) foi realizada em São Paulo a cerimônia de entrega da 39ª edição do Troféu Aceesp, premiação anual que contempla trabalhos realizados de profissionais e veículos no segmento da crônica esportiva do Estado. A votação é promovida pela associação e os votos foram realizados exclusivamente no site da entidade. Um dos destaques do evento foi uma homenagem póstuma ao Rei Pelé, com a entrega de uma placa à direção do Museu Pelé.
Considerado um dos mais tradicionais do jornalismo brasileiro, o Troféu Aceesp teve a lista com os vencedores divulgada no mês passado. Já no início desta semana foi a vez da cerimônia de entrega, que ocorreu no Museu do Futebol, em São Paulo. Uma das novidades é que, após dois anos, o evento voltou a ocorrer de maneira presencial. A interrupção se deu em virtude das condições impostas pela pandemia da Covid-19.
https://tudoradio.com/noticias/ver/28643-aceesp-divulga-os-vencedores-da-39-edicao-do-trofeu-aceesp
Com apresentação de Karine Alves e Odinei Ribeiro, profissionais dos canais Globo/SporTV, a cerimônia contou com alguns momentos marcantes, entre eles durante o encerramento, onde a Aceesp prestou uma homenagem póstuma ao Rei Pelé. Na ocasião foi entregue uma placa à direção do Museu Pelé, na qual a entidade reconhece a maneira profissional, gentil e cordial, com que Édson Arantes do Nascimento tratou a imprensa esportiva de São Paulo ao longo de sua carreira, dentro e fora dos campos. Além disso, também foi entregue um exemplar do Troféu Aceesp 2022 para a família de Pelé, que estava representada por Flávia Nascimento, uma das filhas do jogador.
"O troféu é uma maneira simbólica de registrarmos nosso reconhecimento ao legado deixado por Pelé em favor do esporte mundial", disse o presidente da ACEESP, o jornalista Nélson Nunes. "Só podemos dizer muito obrigado a todos vocês por mais esta lembrança ao nome do meu pai", disse Flávia, visivelmente emocionada com a homenagem.
Organizado pela ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), o Troféu Aceesp contempla jornalistas e veículos de comunicação que se destacaram ao longo do ano. O prêmio tem o apoio comercial da Ford e foi criado em 1984 pelo então presidente da associação, o jornalista Mário Marinho.
Confira a lista dos vencedores:
Rádio
Narrador (a): Marcelo do Ó (Rádio BandNews FM)
Comentarista: Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes)
Repórter: Rafael Esgrilis (Rádio Energia 97 FM)
Apresentador (a): Thomaz Rafael (Rádio Transamérica)
Interior
Rádio: Rádio CBN (Ribeirão Preto)
TV: EPTV (Ribeirão Preto)
Jornal/site: Correio Popular (Campinas), Diário do Grande ABC, Jornal de Piracicaba e O Liberal (Americana)
Litoral
Rádio: Rádio Caraguá FM
TV: TV Tribuna (Santos)
Jornal/site: A Tribuna de Santos
TV (Aberta e fechada)
Narrador (a): Everaldo Marques (TV Globo/SporTV)
Comentarista: Ana Thaís Matos (TV Globo/SporTV)
Repórter: André Hernan
Apresentador (a): Luiz Teixeira (TV Globo/SporTV) e Renata Fan (TV Bandeirantes)
Mídia Digital/Online
Melhor veículo: Portal UOL Esportes
Melhor profissional do ano: César Tavares (Voz do Esporte)
Opinião – Mídia Escrita (Impresa ou Digital)
Melhor colunista: Luis Augusto Símon/Blog do Menon (Portal UOL Esporte)
Ex-atletas
Melhor profissional do ano: Pedrinho (TV Globo/SporTV)
Assessoria de Imprensa
Melhor profissional do ano: Vinicios Oliveira (Red Bull Bragantino)
Prêmios especiais indicados pela diretoria
Troféu Regiani Ritter – Simone Melo
Troféu Ely Coimbra – Luís Carlos Quartarollo
Honra ao Mérito – 50 anos de carreira: Jota Júnior, José Eduardo Savóia e José Desidério
Melhor matéria escrita (mídia impressa ou plataformas online) – Emilio Botta, com a matéria intitulada Internação no interior de SP, uso de canabidiol e memórias da carreira: a luta de Maguila pela vida, publicada no GE.Globo.
Melhor imagem do Esporte em 2022 – Tarso Sarraf, com foto do gol de Richarlison na vitória do Brasil sobre a Sérvia na Copa do Catar
Com informações da ACEESP