Quarta-Feira, 08 de Fevereiro de 2023 @ 18:59
Rio de Janeiro - Emissora é ligada ao Tijuca Tênis Clube e esteve em operação no dial até 1937. Cerimônia de reinauguração acontecerá na próxima segunda-feira (13)
A Rádio Cajuti do Rio de Janeiro está próxima de retornar com sua operação. A emissora, que é ligada ao Tijuca Tênis Clube e operou no dial carioca até 1937, atuará no digital e em circuito interno na sede do clube. O relançamento ocorrerá na próxima segunda-feira (13), Dia Mundial do Rádio.
Fundada em 1934 e considerada uma das primeiras emissoras do país, a Rádio Cajuti poderá ser acompanhada novamente pela audiência. A cerimônia de reinauguraçãoacontecerá no dia 13 de fevereiro, às 19h, na sede do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e vai contar com palestra de Fernando Morgado. Ele resgatará a trajetória da rádio e o seu papel na cultura carioca. O evento será aberto ao público em geral e terá entrada franca.
“Atuo no Tijuca Tênis Clube há quase duas décadas e sempre ouvi falar da Rádio Cajuti. Essa marca carrega uma história linda, repleta de contribuições para a radiodifusão e para a MPB. Com a reinauguração da Cajuti, vamos entregar aos tijucanos mais uma opção de diversão qualificada e identificada com o clube e com o bairro”, disse Anna Couto, gerente cultural do Tijuca.
O retorno da operação da Rádio Cajuti foi motivado por um artigo publicado pelo consultor e palestrante Fernando Morgado no tudoradio.com. Com o título de "A curiosa história da rádio que teve Noel Rosa e revelou Orlando Silva, o cantor das multidões", Morgado abordou em seu texto a história e a relevância da rádio no Rio de Janeiro.
“Como radialista e tijucano, sinto-me honrado em poder atuar no evento que marca a volta definitiva da Cajuti. Trata-se do resgate da Tijuca como bairro gerador de conteúdo”, declarou Morgado. “Também fico extremamente feliz em ver que o trabalho de pesquisa que realizo também serve de motivação para o surgimento de projetos como esse, tão relevantes do ponto de vista cultural”, concluiu.
Imagem aérea do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro / crédito: divulgação
Diferentemente da época em que a emissora era acompanhada em AM, quando figuras como Donga, Emilinha Borba, Francisco Alves, Noel Rosa e Orlando Silva atuavam na estação, desta vez o retorno acontece pela internet e pelo sistema de som do Tijuca Tênis Clube. A rádio já executa uma programação em fase experimental. Neste primeiro momento, sua grade será estritamente musical e com formato adultocontemporâneo.
+ Clique aqui para ouvir a Rádio Cajuti pelo tudoradio.com