Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2023 @ 11:03

Dia Mundial do Rádio tem como tema Rádio e Paz

Brasília – Rádios, associações e entidades públicas e privadas estão divulgando homenagens

Publicidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está comemorando o Dia Mundial do Rádio nesta segunda-feira (13). Em 2023, o tema é “Rádio e Paz”, na qual a UNESCO destaca o rádio independente como um pilar para a prevenção de conflitos e construção da paz.

A organização está compartilhando materiais educativos e maneiras de comemorar. “A guerra, como antônimo de paz, significa um conflito armado entre países ou grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas da mídia”, diz a UNESCO em seu site.  

Em homenagem ao tema deste ano, a UNESCO compartilhou 13 maneiras pelas quais as estações de rádio podem incorporar “Rádio e Paz” em sua programação. As ideias incluem focar e discutir canções de paz ou apresentar um talk show com resenhas de livros ou revistas que trazem histórias de desarmamento, soldados desmobilizados, reintegração e reconciliação, por exemplo.

Segundo a UNESCO, o rádio pode, de fato, alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional modera conflitos e/ou tensões, evitando sua escalada ou trazendo reconciliação e negociações de reconstrução.  Essa é a razão pela qual o apoio à rádio independente deve ser visto como parte integrante da paz e da estabilidade.


Campanha do tudoradio.com sobre o Dia Mundial do Rádio

Veja abaixo as 13 ideias sugeridas pela UNESCO para comemorar o Dia Mundial do Rádio:

Rádio, o pacificador. 

Que impacto o rádio teve durante algum conflito que aconteceu no seu país, na sua região ou na sua comunidade? De quais histórias os ouvintes ainda se lembram? Sua estação de rádio seria capaz de fazer o esboço de uma declaração de paz com seus ouvintes? Faça chamadas ou vox pops e compartilhe as perspectivas de seus ouvintes sobre o rádio e a paz.

Os sons da paz

Quais são os sons que os ouvintes associam à paz? Um rio fluindo? Cantos tradicionais? O canto dos pássaros? Ecos nas montanhas? Faça uma enquete e transmita esses sons! Como alternativa, concentre-se em canções que falam sobre paz, mas não apenas as coloque para tocar: fale sobre elas. Revisite discos, shows, festivais e outros elementos relacionados à paz...

Resgate pelo rádio

que maneira o rádio ajuda a reduzir as tensões ou os conflitos, ao provar que as notícias falsas estão erradas? Tome um boato ou uma teoria de conspiração que esteja circulando atualmente em sites ou redes sociais e, junto com seus ouvintes, analise o que há de equivocado nos fatos, nos dados e nos registros desse boato. Analise a probabilidade de eles serem verdadeiros e, se forem falsos, o que pode ter originado a falsidade.

Dos nossos arquivos

Retransmita entrevistas ou programas antigos que mostrem o poder do rádio na construção da paz e na prevenção de conflitos, ou realize um intercâmbio de transmissões com outras estações de rádio locais e regionais. Caso os seus não estejam mais disponíveis, use os arquivos de som das bibliotecas! Isso funcionará bem especialmente se a sua estação de rádio tiver como público-alvo os baby boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) ou a geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1980).

O jogo acabou

Então, a sua estação de rádio tem como público-alvo as gerações Y (os millennials, nascidos entre 1981 e 1996) e Z (jovens nascidos entre 1997 e 2015) e você quer falar sobre paz? Discuta os videogames que eles têm jogado recentemente. Quais foram seus objetivos e suas pontuações? Quais são as habilidades e o desempenho que eles esperam alcançar? Como tudo isso está ou não relacionado com a paz? Procure saber a opinião de seus ouvintes sobre as gírias usadas em jogos, como: steamroll, ragequit, swipe, square up, throw down etc.

A estante de livros do rádio

Apresente um talk show sobre livros ou revistas que trazem para a realidade mais próxima histórias de desarmamento, soldados desmobilizados, reintegração, reconciliação, coexistência, solidariedade, reconstrução de laços comunitários e pós-guerra... Discuta sobre a paz e a estabilidade por meio desses livros e revistas.

Aprender a viver juntos

Realize matérias sobre a cultura e as artes, locais e estrangeiras, para enriquecer a experiência e a compreensão de todos. A partir desse ângulo, revisite exposições, programas de TV, peças de teatro e filmes, assim como comidas e bebidas, viagens, moda e códigos de vestimenta, design de interiores, tradições e atitudes etc. Que tal sair do seu estúdio para produzir este programa? Ou fazer um quiz para seus ouvintes sobre algum evento cultural?

Rádio desportivo

Jogo limpo (fair play), espírito de equipe, integridade, respeito, disciplina... são tantos os valores da paz aplicados aos esportes! Sua estação de rádio pode retransmiti-los ao relatar os últimos resultados e notícias. Inclua esses valores em seus comentários esportivos, até mesmo em transmissões ao vivo!

Energizar os ouvintes

O que você oferece aos ouvintes quando eles sintonizam sua rádio de manhã cedo? Como você os prepara para o dia? Elabore um programa de café da manhã com notícias sobre o que está acontecendo e ajude os ouvintes a se informar sobre os assuntos públicos, mas também ofereça reportagens equilibradas, com uma representação justa dos membros da sociedade e suas soluções – não apenas noticie as falhas e deficiências, mas também sugira medidas eficazes. Inclua aqui conversas amigáveis.

Distribuição em jogo

Converse com seus ouvintes sobre os dispositivos que eles usam para ouvir rádio e descubra qual é o grau de satisfação deles. Como eles avaliam o acesso à informação? Por que eles gostam de ouvi-los? Como eles lidam com o volume? O que aconteceria se eles dependessem apenas de podcasts e de rádios na internet? E eles comprariam um carro se ele não tivesse aparelho de rádio?

As redações definem o tom

Reveja seu estilo editorial e suas políticas de emprego em uma discussão sem restrições. Por que o trabalho de reportagem independente da sua estação de rádio é absolutamente essencial para a paz? Como a estação está contribuindo para a boa governança e para o Estado de direito? De que maneira a diversidade da equipe influencia o conteúdo? Elabore uma declaração sobre o valor da paz para a sua estação de rádio.

Inesquecível

Relatar experiências narrativas das pessoas mais afetadas pelos conflitos em seus países, suas regiões ou comunidades pode servir aos ouvintes como uma válvula de escape emocional e lembrar a todos de nossa humanidade comum. A sua estação de rádio pode dar voz aos refugiados, aos repatriados, aos deslocados internos – bem como às vítimas de discriminação e crimes. Este tipo de programa de rádio exige elevados padrões editoriais e jornalísticos para não promover a violência e a vingança, mas sim a paz e a democracia.

Nas notícias

Os jornalistas e os diversos formadores de opinião da sociedade civil podem analisar o que diferentes estações de rádio, jornais e publicações online disseram e escreveram sobre o rádio e a paz nas edições anteriores e na edição atual do Dia Mundial do Rádio.

Com informações da UNESCO

Tags: Rádio, Dia Mundial do Rádio, UNESCO, comemoração, Rádio e Paz

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.