Quinta-Feira, 20 de Abril de 2023 @ 17:03
João Pessoa - Entre os acervos disponibilizados estão equipamentos, áudios, vídeos e fotografias antigas da emissora
Desde a última segunda-feira (17) os paraibanos passaram a ter acesso ao Museu do Rádio da Paraíba. A iniciativa, idealizada pela EPC (Empresa Paraibana de Comunicação), proporciona aos visitantes desfrutar de um espaço dedicado exclusivamente à história e à cultura local do rádio. Entre os acervos disponibilizados estão equipamentos, áudios, vídeos e fotografias antigas da Rádio Tabajara de João Pessoa.
Tudo começou em agosto de 2020, quando foi instituída uma comissão para abertura do aparelho de conservação histórica. Instalado nas dependências da Rádio Tabajara, emissora que é considerada a mais antiga da Paraíba, o Museu do Rádio da Paraíba contou com a inauguração realizada pelo Governador do Estado da Paraíba, João Azevedo.
Para a diretora presidente da EPC, Naná Garcez, a inauguração do Museu do Rádio da Paraíba é um momento histórico.
"Nosso museu apresenta a evolução radiofônica do estado. Temos, agora, um equipamento que realmente é um registro histórico desta rádio que, ao longo do tempo, foi se consolidando como uma voz, um espaço para todos os paraibanos", comentou a gestora.
Alguns dos itens expostos no Museu do Rádio da Paraíba / Reprodução: Governo da Paraíba
A abertura do Museu do Rádio da Paraíba irá possibilitar as novas gerações conhecerem um pouco mais da história e o estilo de pessoas que colaboraram para a definição do perfil da emissora, além de saberem das transformações com a vinda das novas tecnologias e os objetos que materializaram e materializam diariamente esse processo.
Entre os itens expostos no local estão equipamentos, áudios, vídeos, discos e fotografias antigas. Os materiais também se unem a vinhetas, reportagens em áudio, assim como entrevistas realizadas na Rádio Tabajara ao longo dos seus 86 anos de atuação.
As visitas ao Museu do Rádio da Paraíba podem ser programadas para serem realizadas de segunda à sexta-feira, entre 9h e 16h30.
Com informações do Governo da Paraíba