Segunda-Feira, 22 de Maio de 2023 @ 09:01
Recife - Aos 90 anos, ele estava hospitalizado há quase dois meses após sofrer um AVC
No último sábado (20) o rádio do Pernambuco perdeu um de seus incentivadores. Faleceu, aos 90 anos, o o professor, radialista e pesquisador Luiz Maranhão Filho. Ele estava hospitalizado há quase dois meses após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A Asserpe (Associação de Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco) lamentou a morte do profissional.
Considerado o responsável pelo reconhecimento do pioneirismo na Rádio Clube de Pernambuco, Luiz Maranhão Filho era uma figura bastante querida em todo o país, especialmente pela sua defesa ao rádio. Além do seu papel na comunicação, ele também era jornalista e atuou como professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Segundo familiares, Luiz Maranhão havia sofrido um AVC e estava internado há quase dois meses no Hospital Esperança, em Olinda (PE).
Radialista e pesquisador Luiz Maranhão/ Reprodução: Folha de Pernambuco
Algumas entidades lamentaram a morte de Luiz Maranhão Filho, a exemplo da Asserpe e da AIP (Associação de Imprensa de Pernambuco).
O velório de Luiz Maranhão Filho estava previsto para ocorrer ontem (21), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE). Já o sepultamento estava programado para às 16h.
Confira na íntegra a nota da Asserpe:
A ASSERPE, Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco lamenta o falecimento do professor, radialista e pesquisador Luiz Maranhão Filho, figura histórica do jornalismo, radialismo e dramaturgia de Pernambuco, aos 90 anos.
Luiz Maranhão Filho é o nome que mais dedicou esforços para defender o pioneirismo do rádio de Pernambuco. Teve atuações como docente da Universidade Federal de Pernambuco. É pesquisador do maior Congresso de Comunicação do Brasil, o Intercom, tem passagens por emissoras universitárias, por rádios e TVs na Bahia, Rio de Janeiro e muito trânsito entre nomes que marcaram a história da rádio e TV do país.
A ASSERPE agradece à sua contribuição, estudos, depoimentos e publicações que comprovam o pioneirismo do rádio em Pernambuco.
Com informações do Blog Nill Júnior e da Folha de Pernambuco