Terça-Feira, 15 de Agosto de 2023 @ 13:10
Brasília – Apesar da falta da energia, grande parte das emissoras continuaram no ar
O Brasil registrou um apagão que atingiu todas as regiões do país na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga. Colaboradores do tudoradio.com perceberam que várias rádios de capitais do Norte e Nordeste ficaram fora do ar. No entanto, a grande maioria continuou suas transmissões com a ajuda de geradores.
Segundo o ONS,a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O apagão começou a ser registrado 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
A carga do subsistema Norte caiu 83,8% em pouco mais de dez minutos a partir de 8h31 (horário de Brasília). No Nordeste, a carga do sistema caiu 44,4%. No subsistema Sudeste-Centro-Oeste, a perda foi de 19% após o apagão e a queda chegou a 15,5% na região Sul – a que menos sofreu com o apagão.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse, por volta de 12h, que o Nordeste já recuperou 80% da carga perdida e a região Norte, mais de 40%. “A gente deverá, em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado. Aí vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, de seus técnicos, as equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, afirmou Alckmin.
Levantamento feito por colaboradores do tudoradio.com apontou que, mesmo com o apagão em três capitais, várias emissoras continuaram transmitindo suas programações e informando sobre a falta de energia elétrica. Em Salvador, a Piatã FM 94.3, a Itapoan FM 97.5 e estações controladas pela Rede Bahia seguiram operando.
O apagão também foi sentido em São Paulo. No interior do estado, algumas rádios ficaram fora do ar devido ao não uso de geradores de energia. Já as que usam nobreak, tiveram o sinal limitado. "Notei que muitas emissoras de rádio da região foram afetadas. Estou em Itupeva e pude observar que muitas delas, as quais monitoro, saíram do ar. O curioso é que aquelas emissoras com transmissores equipados com no-break continuaram operando, embora com potência reduzida. Já as que dependem exclusivamente do fornecimento de energia elétrica foram interrompidas", relatou o engenheiro Eduardo Cappia, que estava na Grande Campinas durante o apagão.
"Percebi que, enquanto as operadoras de energia e telecomunicações, como o WhatsApp, se mantiveram estáveis, algumas estações 4G tiveram dificuldades, mudando para 3G. Aquelas operadoras com 5G também enfrentaram instabilidades", afirma Cappia ao tudoradio.com.
Eduardo Cappia também falou do impacto que isso causa para o meio. “O impacto disso, além da publicidade, é a sensação de estar desconectado. É uma sensação de vazio ligar o rádio e não conseguir captar as emissoras", concluí o engenheiro.
Apagão teria sido causado por problema em linhas de transmissão Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Em Fortaleza, as emissoras abaixo estavam operando com geradores.
89 FM 89.9
Verdinha FM 92.5
FM 93 FM 93.9
Jovem Pan FM 94.7
FM Dom Bosco FM 96.1
Rádio Assembleia FM 96.7
Cidade FM 99.1
Rede Aleluia FM 99.9
BandNews FM 101.7
Atlântico Sul FM 105.7
Rádio FM que ficaram fora do ar em Fortaleza
Radio Fortaleza FM 90.7
Rádio Logos FM 91.3
Rádio Líder Gospel FM 92.1
Rádio Canaã FM 93.5
CBN FM 95.5
Nossa Rádio FM 97.7
Deus é Amor FM 100.9
Rádio Jesus FM 102.3
Beach Park FM 102.7
Rádio Senado FM 103.3
Tempo FM 103.9
Rádio Expresso FM 104.3
Novabrasil FM 106.5
Universitária FM 107.9
Em Macapá (AP), as rádios abaixo seguiram operando durante o apagão
CBN FM 93.3
Equatorial FM 94.5
Universitária FM 96.9
Equinócio FM 99.1, operava com oscilação de sinal
Está matéria segue em atualização
Com colaboração de Vinicius Cunha, Vinicius Souza e Rodrigo Gualter
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.