Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2023 @ 09:02
Rio de Janeiro - A emissora foi a pioneira no rádio e na divulgação científica no Brasil. A exposição segue até o dia 8 de outubro
Nesta terça-feira (15) será inaugurada a exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil. A mostra marca o centenário da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (atual Rádio MEC AM 800), emissora que foi a pioneira no rádio e na divulgação científica no Brasil. A exposição acontece na Casa da Ciência e segue até o dia 8 de outubro.
A exposição será inaugurada pelo INCT-CPCT (Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia), COC/Fiocruz (Casa de Oswaldo Cruz), a Casa da Ciência da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a Rádio MEC e a Folguedo. O intuito é marcar os 100 anos da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, completados em abril deste ano.
Entre os destaques que os visitantes poderão conferir na mostra estão imagens e objetos históricos. A exposição está dividida em módulos, que vão passar por diversos aspectos da emissora, incluindo criação, trajetória e programação. Também faz parte da mostra atividades educativas e interativas.
Exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil / Reprodução: Academia Brasileira de Ciências
"A Rádio Sociedade foi criada em um momento em que a comunidade científica estava se consolidando no Brasil. Com caráter educativo e de divulgação científica, expressou um momento marcado pela preocupação desses poucos cientistas em manter um diálogo com a sociedade brasileira", disse Luisa Massarani, pesquisadora da COC/Fiocruz e coordenadora do INCT-CPCT, curadora da exposição ao lado de Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ.
A mostra é gratuita e segue até o dia 8 de outubro, na Casa da Ciência, localizada à rua Lauro Müller, 3, bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro. Os interessados podem conferir entre terça e sexta-feira, das 9h às 20h. Já aos sábados, domingos e feriados a exposição está aberta das 10h às 17h.
Com informações da Fundação Oswaldo Cruz