Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 @ 15:14
Canela – Evento está sendo realizado no Tri Hotel, em Canela, desde a última terça-feira (24)
O presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, abriu oficialmente nesta quarta-feira (25), a 26ª edição do Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão. O evento que reúne radiodifusores gaúchos e de outros estados, teve início na terça-feira (24) e será encerrado nesta quinta-feira (26) com a realização da Assembleia Geral da entidade. A associação divulgou nesta quinta-feira a Carta de Canela
O congresso está sendo realizado no Tri Hotel Canela, na cidade de Canela. Em seu discurso de abertura, Melão, destacou o trabalho realizado nos últimos dias que permitiu que 93 emissoras gaúchas migrassem do AM para o FM e que 77 ainda estão aguardando o processo. O presidente lembrou, ainda, que os últimos foram de muitos desafios como a pandemia do coronavírus, que muito afetou os negócios, reduzindo o faturamento das emissoras.
Roberto Melão abriu discursou na abertura do congresso - Foto: site da Agert
Roberto Melão lembrou também que recentemente assembleia geral dos associados, decidiu por unanimidade, a prorrogação do mandato da atual diretoria por mais um ano, com o compromisso de aprovar um novo estatuto em seis meses, modernizando ainda mais o funcionamento da entidade. "Irei à Brasília quantas vezes forem necessárias para destravar os processos das emissoras nos órgãos federais", disse.
O presidente da Agert ressaltou o papel relevante do rádio e da TV na difusão da informação correta, da prestação de serviço e da utilidade pública em favor das nossas comunidades.
+ AGERT realiza o 26º Congresso da Gaúcho de Rádio e Televisão na próxima semana em Canela (RS)
A Agert divulgou também, nesta quinta-feira (26), a Carta de Canela, elaborada durante o congresso gaúcho. Confira o conteúdo na íntegra:
CARTA DE CANELA
A Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), por seus radiodifusores, reunidos de 24 a 26 de outubro de 2023, no Tri Hotel Canela, na cidade de Canela, RS, durante o 26º Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e Televisão elaboraram a presente Carta de Canela, e ratificam temas relevantes ao setor de rádio e televisão do Rio Grande do Sul, a saber:
Os radiodifusores gaúchos reiteram seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de expressão e do direito à informação como princípios fundamentais ao estado democrático de direito.
Renovamos nosso compromisso na defesa do jornalismo ético e profissional, exercido com responsabilidade e credibilidade, e no combate a desinformação.
É primordial que possamos seguir avançando com medidas para o desenvolvimento do serviço de radiodifusão, para desburocratização do setor e simplificação regulatória.
Merece destaque a iminência da finalização do processo de digitalização da TV por meio do Programa Digitaliza Brasil, além da implantação e desenvolvimento da sua nova geração (a TV 3.0), inclusive por meio de incentivos públicos.
Seguiremos acompanhando a sistematização dos processos administrativos que tramitam junto ao Ministério das Comunicações, cuja análise célere é fundamental para a expansão do serviço de radiodifusão e saneamento regulatório e societário das emissoras; a finalização do processo de migração do rádio, com a redução do número de documentos para a habilitação das entidades e o fomento da faixa estendida, além da criação de medidas para acelerar a análise de canais que dependem de coordenação com o Mercosul.
Reconhecemos e valorizamos a importância da criação da fiscalização responsiva, a atualização de regras de licenciamento de autorizações de RTV, o aumento dos casos de autorizações de dispensa e flexibilização da Voz do Brasil e a possibilidade do parcelamento do preço público das outorgas.
A AGERT continuará acompanhando a movimentação legislativa e judicial das matérias de interesse do setor de radiodifusão e atuando, em conjunto com a ABERT, na defesa dos temas relevantes, como a reforma tributária, para garantir a manutenção e estender a imunidade de impostos e a prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2027.
Renovamos nosso compromisso no enfrentamento de uma das mais sérias e prejudiciais concorrências no mercado, diante da assimetria de regras entre os veículos de comunicação e as gigantes de tecnologia.
Atentos à opinião de especialistas no assunto, apelamos ao poder público para que seja implementado, como uma questão de necessidade urgente, e de acordo com recomendações globais, políticas públicas destinadas a:
O Brasil pode e deve seguir o exemplo de outros países, onde foram aprovadas legislações que restabelecem um equilíbrio de forças entre as grandes plataformas tecnológicas e os veículos de comunicação locais, além de medidas adotadas na Europa com regras voltadas à correção das assimetrias regulatórias.
A Agert estará sempre atenta, trabalhando ao lado da ABERT, e atuando junto aos órgãos públicos responsáveis pela outorga, fiscalização, repressão e jurisdição competentes para assegurar normalidade, paz e verdadeira democracia à comunicação.
Reiteramos o compromisso de enfrentar, no plano da legalidade, todas as transgressões cometidas por emissoras clandestinas, ou as que se ocultam sob o manto de comunitárias, descumprindo normas técnicas e de comercialização.
Por fim, reafirmamos o compromisso das emissoras de rádio e televisão gaúchas em assegurar as prerrogativas do público e do mercado anunciante, fortalecendo o setor da radiodifusão e produzindo conteúdos relevantes, estimulando ações de responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e para uma sociedade fundada em princípios democráticos.
Canela, 26 de outubro de 2023.
Com informações do site da Agert
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.