Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023 @ 15:19

Representantes do Brasil e da Espanha participam do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión, em Madri

Brasília - Pautas setoriais marcaram encontro internacional da ABERT na Espanha

Publicidade

O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión foi realizado nesta segunda-feira (4) na Casa de América, no centro de Madri, na Espanha. O evento promovido pela ABERT, reuniu mais de cem empresários de rádio e TV, representantes de associações estaduais de radiodifusão, autoridades políticas e renomadas personalidades do Brasil e do país anfitrião. A abertura teve a presença da presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, Francina Armengol; do presidente do Congresso Nacional brasileiro, Rodrigo Pacheco; do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, além de outras autoridades.

O seminário debateu a competição na indústria de mídia e a necessidade de regras simétricas no enquadramento legal das gigantes de tecnologia que atuam como veículos de comunicação no setor de produção e distribuição de conteúdo e a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas big techs. Além disso, a chegada da Inteligência Artificial, a responsabilização das plataformas digitais pela divulgação de notícias falsas na Internet e as novas regras da União Europeia que regulamentam os serviços digitais também foram temas discutidos.

A abertura do encontro teve a participação do presidente do Congresso Nacional brasileiro, Rodrigo Pacheco, que destacou a importância de uma imprensa livre. “Quero aqui afirmar o quão evoluída é nossa comunicação através do rádio e da televisão. No que toca à legislação, temos que dizer e invocar a primeira razão de ser dessa discussão: a nossa Constituição Federal, quando destaca a liberdade de manifestação, a liberdade de imprensa, a liberdade dos meios de comunicação, a liberdade jornalística, mas, ao mesmo tempo, estabelece e impõe uma série de critérios, de regras, para aqueles que fazem a manifestação e comunicação”, afirmou Pacheco.


Casa da América recebeu evento - Foto: Abert

Já a presidente do Congresso dos Deputados da Espanha, Francina Armengol, ressaltou que “sem jornalismo, sem meios de comunicação livres, sem sociedades plurais e bem informadas não há democracia. Cuidar deste ambiente e da mídia é, portanto, uma necessidade social”.

Em seu discurso, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, lembrou que o evento é uma troca de experiências que fortalecerá o setor e mencionou a necessidade de responsabilização das empresas de tecnologia pelos conteúdos divulgados na internet “em especial quando se verificar a veiculação de notícias falsas ou informações direcionadas e impulsionadas eletronicamente, com fins lucrativos”.

Também participaram da abertura do encontro o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações (MCom), Wilson Wellisch, o secretário geral de Telecomunicações e de Serviços de Comunicação Audiovisual da Espanha, Matías Martín, o presidente da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), Paulo Tonet Camargo, o diretor geral da Casa de América, embaixador Enrique Ojeda, e o representante da Fundação Conselho Espanha-Brasil, Jesús Castellanos.

Entre os convidados brasileiros, também prestigiaram o encontro em Madri, o coordenador da Frente Parlamentar Mista da Radiodifusão, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), os presidentes das associações estaduais Mayrinck Júnior (AMIRT), Caíque Agustini (AERP), Luiz Arthur Chedid (AESP) e Fábio Bigolin (ACAERT), e os representantes da Rede Amazônica Phelippe Daou Jr e Phellipe Daou Neto.

O evento da ABERT teve a parceria da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América, Fundação Conselho Espanha-Brasil, Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e apoio institucional do ISE Business School, Universidade de Navarra, Band, Globo e SBT.

Próximo ciclo de debates será nos EUA

Após o sucesso do ciclo de debates que teve início em Lisboa (Portugal), em fevereiro deste ano, e do encontro de Madri, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, anunciou que o próximo seminário deverá acontecer nos Estados Unidos.

Em outubro, durante reunião com o presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, em Nova York (EUA), Lara Resende convidou a associação americana para participar dos painéis voltados para os temas da pauta setorial dos dois países. LeGeyt elogiou a iniciativa e garantiu o apoio da NAB ao event

Tags: Rádio, ABERT, seminário, Madri, radiodifusão internacional

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.