Terça-Feira, 02 de Janeiro de 2024 @ 07:29
Rio de Janeiro - Ranking abrange o universo aferido pela empresa, com apenas três músicas internacionais figurando no top 100
No final de 2023, a Crowley Broadcast Analysis lançou seu ranking das 100 músicas mais tocadas do ano pelas rádios brasileiras, que estão dentro do escopo de aferição da empresa. Como já é tradição, o gênero sertanejo foi o mais presente nas rádios brasileiras, sendo também o gênero do artista com o maior número de execuções nas emissoras em 2023. O ranking FM revela que somente três músicas de pop/internacional marcaram presença na lista. A Crowley monitora estações em capitais e no interior, abarcando diferentes formatos. Veja detalhes:
O artista com mais execuções nas rádios, segundo aferição da Crowley, foi o sertanejo Gusttavo Lima, com a música “Desejo Imortal (It Must Have Been Love)”, da Sony Music, alcançando 82.502 execuções no período analisado, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
As duplas Zé Neto & Cristiano e Maiara & Maraisa empatam com três músicas cada no ranking da Crowley de 2023, como os artistas com mais canções executadas.
Ambos são do gênero sertanejo, que lidera em volume de execuções no conjunto das 100 músicas mais tocadas em 2023. Artistas renomados do “funk carioca” e do “pagode” também figuram entre os mais populares nas rádios.
Também chama a atenção a quantidade de músicas no ranking que são consideradas “versão ao vivo”, ou seja, uma gravação feita em show ou situação similar. São 70 hits nessa condição, situação impulsionada por parcerias entre artistas e pelo gênero sertanejo.
Músicas mais novas, em alta rotação de execução, acabam tendo mais chances de aparecer nesse tipo de ranking, impulsionadas também pela quantidade de estações voltadas para sucessos atuais desses gêneros musicais.
No quesito gravadoras, as independentes têm o maior número de execuções. Contudo, no que tange a execuções atribuídas a uma gravadora específica, a Som Livre lidera com um total de 838.970 execuções neste top 100.
Conforme esperado, o ranking FM apresenta uma predominância brasileira nas execuções de rádio, ou seja, as músicas mais tocadas são nacionais. Os artistas internacionais que entraram no top 100 da Crowley em 2023 incluem Miley Cyrus com “Flowers” (50º), Rema com “Calm Down” (73º) e Harry Styles com “As It Was” (87º), que também foram produções presentes em FMs consideradas populares e estiveram em alta rotação de execução.
+ Assim como o rádio, a mídia áudio é resiliente e se adapta às novidades
O universo auditado pela Crowley engloba grandes rádios musicais de capitais, majoritariamente de perfil popular, mas também inclui representantes dos formatos jovem/pop, jovem/hits, jovem/adulto-pop e adulto-contemporâneo, estendendo-se a grandes centros populacionais do interior e a cidades menores. No total, são 16 estados monitorados, das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Segundo a empresa, o ranking é denominado “TOP 100 The Crowley 2023 Official Broadcast”, exibindo o “chart de execuções com o Rankeamento das 100 músicas mais executadas no Brasil, no período de 01/01 à 31/12/2023”, por meio da plataforma MusicMedia, especializada em tal aferição.
Confira aqui a lista completa do TOP 100 The Crowley 2023 Official Broadcast.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Ilustração de estudio / crédito: depositphotos.com
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.