Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2024 @ 19:17
Brasília – Órgão foi reinaugurado em abril do ano passado para dar celeridade aos processos de radiodifusão
O Ministério das Comunicações (MCom) divulgou um balanço mostrando que o Espaço do Radiodifusor registrou 7.125 atendimentos ao longo do ano de 2023. O espaço foi criado em 2016 e foi retomado em abril do ano passado, sendo coordenado pela Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do MCom.
De acordo com o levantamento da pasta, foram 3.545 ligações telefônicas atendidas, 500 solicitações por e-mail, 1.670 pedidos de vistas e 144 atendimentos presenciais do público. Além disso, o Espaço também recebe solicitações das diversas áreas do ministério: 746 processos em exigência e 520 solicitações com demandas de fiscalização.
Reinaugurada em abril de 2023, a unidade recebe o público visando maior transparência em suas atividades e melhor relação com os radiodifusores. No local, eles poderão sanar dúvidas, bem como atender pedidos de vista e/ou cópia de documentos que tenham relação com os serviços de radiodifusão.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica a importância da retomada do Espaço. “O nosso objetivo é atender o público de maneira ágil, dar mais celeridade aos atendimentos técnicos e jurídicos relacionados aos processos de radiodifusão”, ressaltou.
Espaço do Radiodifusor - Foto: Pablo Le Roy/MCom
Para o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, o balanço de atendimentos realizados em 2023 é positivo. “Proporcionamos mais transparência e, principalmente, mais celeridade aos processos. Por meio do nosso trabalho, vamos continuar a contribuir para o avanço do setor e, consequentemente, levar mais educação, entretenimento, informação e qualidade de vida à população brasileira”, avalia.
Já para a coordenadora do Espaço, Denise Lima, a unidade vem conseguindo cumprir um dos seus objetivos, que é o de reduzir o fluxo de ligações nas áreas técnicas. “Vamos continuar analisando de perto os processos que estão em andamento, fortalecer a transparência, e melhorar o contato entre radiodifusor e o Ministério”, finalizou.
Com informações do Ministério das Comunicações
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.