Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024 @ 13:08
São Paulo – Vale lembrar que o rádio brasileiro vem se especializando nas transmissões simultâneas em vídeo
A Kantar IBOPE Media divulgou os dados do Inside Video 2024. O estudo aborda o consumo de vídeo em diferentes formatos, atingindo 99,63% da população brasileira. Apesar de ser um assunto que interesse diretamente às emissoras de televisão e outros players digitais visuais, é preciso lembrar que o rádio brasileiro se especializou na geração de conteúdo em vídeo on-line, distribuindo em complemento a sua atividade em áudio. Ou seja, quanto maior o consumo e interesse em vídeo por parte do brasileiro, maior o potencial desse tipo de atuação multiplataforma para o rádio.
De acordo com o estudo, o consumo de vídeo alcançou 99,63% da população brasileira. Na média diária, 5h14min foram dedicadas a televisão linear (TVs aberta e paga), enquanto 2h23min foram desfrutadas por meio de plataformas de vídeo online. É válido ressaltar que, além de ser multiformato, o vídeo se consolida como multiplataforma. Em outras palavras, ele é cross-media, sendo utilizado, inclusive, para distribuição da programação de várias rádios.
Em 2023, 17,31% da audiência de vídeo em um dia típico ocorreu via televisão (conectada ou não) e smartphones. Inclusive, as TVs Conectadas vêm conquistando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. De 2017 a 2023, sua penetração cresceu 23 pontos percentuais. A representatividade das TVs Conectadas é tamanha que 43% dos CMOs já consideram investir mais no meio em 2024.
Veja também:
> Anúncios em rádio superam TV em impacto emocional, engajamento e lembrança de marca, indica Mediaprobe
> Levantamento da plataforma YouGov mostra que mais de 75% da população consome rádio no Brasil
De maneira geral, os anunciantes demonstram ter perspectivas positivas para este ano, uma vez que 68% dos executivos afirmaram que aumentarão seus investimentos em mídia. Dentre os formatos disponíveis, os chamados Shoppable Vídeos, que permitem aos consumidores clicarem nos itens mostrados no vídeo e serem direcionados para a página de compra, são apontados como tendência. Isso está relacionado ao fato de que 41% dos usuários de internet no Brasil prestam mais atenção aos anúncios em vídeo na web do que a outros tipos de propagandas no meio.
“Para o anunciante, frente a esse cenário de aumento de verbas, é primordial ter eficiência no planejamento de mídia. Um caminho para isso é o equilíbrio entre os investimentos feitos entre canais online e offline. Nesse sentido, os formatos são complementares e geram resultados mais assertivos – se as marcas souberem explorar as particularidades de cada um, claro”, comenta Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.
O Inside Video 2024 usa dados do Painel 2.0, tecnologia inovadora de medição de audiência que une informações do Focal Meter (FM), instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de TV. Essa medição mais completa dos espectadores brasileiros vem sendo feita pela Kantar IBOPE Media desde 2022. São coletadas amostras das 15 maiores regiões metropolitanas do País.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.