Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 @ 15:03
Porto Alegre - Fortes chuvas atingem diversas regiões do estado desde a última segunda-feira (29)
As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29) tem causado inúmeros transtornos e prejuízos, inclusive registro de mortes. Uma das regiões mais afetadas é o Centro Rio-Grandense. Diante da situação, diversas emissoras de rádio seguem mobilizadas e prestando serviço na cobertura dos temporais. Além disso, a Grande Porto Alegre também sofre com os temporais.
O município de Santa Maria (RS), localizado no Centro Rio-Grandense, foi o que registrou o maior volume de chuvas até o momento, contabilizando 436,2 milímetros. Além disso, Bento Gonçalves (RS) e Soledade (RS) também estão no ranking das cidades que registraram o maior volume de chuva nos últimos dias. Até o momento já foram contabilizadas 11 mortes no estado, além de desaparecidos, feridos e pessoas que estão desalojadas.
Com o objetivo de informar e prestar serviços à população, diversas emissoras de rádio seguem mobilizadas com plantão sobre as condições adversas do tempo em cidades afetadas. O grupo RS COM, por exemplo, está com repórteres espalhados por diversos pontos. Os profissionais estão entrando ao vivo na programação das emissoras para informar e fazer a ponte entre defesa civil, prefeituras e ouvintes. A cobertura também se estende ao digital, através do portal Leouve.
O grupo RS COM é considerado o maior grupo de comunicação da Serra Gaúcha. Ele é formado por diversas emissoras, incluindo a Jovem Pan FM 90.7 de Porto Alegre (RS), Jovem Pan FM 92.5 de Bento Gonçalves (RS), Rádio Viva FM 94.5 de Caxias do Sul (RS), Rádio Bento AM 1070 de Bento Gonçalves (RS) e a Band FM 106.1 de Garibaldi (RS).
Registro realizado em Lajeado (RS) / Reprodução: portal GZH - crédito: Jonathan Heckler / Agencia RBS
Outro município atingido pelos temporais é Lajeado (RS). O rio Taquari, que passa por lá bateu recorde de cheia e passou de 30 metros, atingindo o maior nível da história. As emissoras de rádio da cidade também estão em plantão sobre a calamidade das chuvas no estado.
Com informações do portal G1 - Rio Grande do Sul