Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 @ 17:07
Porto Alegre – MCom suspendeu a transmissão do programa A Voz do Brasil nas rádios do estado
Atualizado às 18h46 - A intensa chuva que atinge o Rio Grande do Sul provocou grandes transtornos e alterações significativas nas programações das principais emissoras de rádio de Porto Alegre (RS). Com a infraestrutura comprometida e a necessidade urgente de informar a população, diversas rádios adaptaram suas rotinas para melhor atender e apoiar a comunidade local.
Uma das rádios prejudicadas pelas chuvas em Porto Alegre foi a Rádio Universidade AM 1080. A emissora, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi uma das primeiras a sentir os efeitos diretos das enchentes, com a água invadindo a área dos transmissores e levando a rádio a operar exclusivamente pela internet. A UFRGS suspendeu as aulas devido ao alagamento, embora a Reitoria mantenha expediente para coordenar esforços de resposta à enchente.
Cobertura das emissoras da capital
As principais emissoras de notícia da capital gaúcha têm realizado uma cobertura especial da trágica situação em que se encontra o Rio Grande do Sul. Esse trabalho foi intensificado a partir de ontem (2), conforme o panorama na Grande Porto Alegre foi se agravando, com a elevação dos níveis dos rios da região. Inicialmente, a Rádio Gaúcha FM 93.7 manteve sua grade de programação, mas as pautas dos programas foram todas alteradas para a cobertura da chuva, inclusive nas atrações esportivas. E assim seguiu até a madrugada de hoje (4).
Já nesta sexta-feira (4), a situação mudou: a Rádio Gaúcha continuou dedicada de forma integral à cobertura das chuvas, mas derrubou a grade de programação, deixando de lado a organização tradicional de sua grade. Vale destacar que a emissora deslocou repórteres para os pontos mais críticos, sejam eles na Grande Porto Alegre ou no interior do estado. A grade também conta com as entradas ao vivo das equipes das emissoras da Rádio Gaúcha de outras regiões, como Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas / Rio Grande.
Outra emissora que está em regime diferente em sua operação é a Rádio Guaíba FM 101.3 AM 720. A emissora também está com programação especial desde ontem (2) e vai intensificar os esforços nesta sexta-feira (4), com a grade especial indo até as 23h. Detalhe: a sede da rádio fica em área sujeita a alagamentos, tanto que existe a informação da necessidade de deslocar a equipe para a sede da Record, com a finalidade de manter a cobertura jornalística da rádio ativa.
Também está em regime especial de trabalho a Rádio Bandeirantes FM 94.9, rádio onde o trabalho local está municiando de informações a rede nacional da marca, com entradas ao vivo na programação gerada em São Paulo. Mas a emissora de Porto Alegre segue independente da rede para ficar dedicada à cobertura local, mesmo que seus repórteres participem da grade nacional.
Vista aérea da enchente que atinge a cidade de Porto Alegre (RS); ao fundo, o estádio Beira-Rio - Foto: Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo
+ Emissoras de rádio seguem mobilizadas na cobertura dos fortes temporais no Rio Grande do Sul
Campanha solidária
A Rádio Marconi FM 99.9 de Urussanga (SC) lançou a campanha ‘Chuva de Solidariedade’, convidando a comunidade a doar roupas, calçados, alimentos não perecíveis, e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues na sede da emissora, que se encarregará de distribuir os itens arrecadados aos órgãos competentes e às famílias afetadas pelas enchentes.
Dispensa de A Voz do Brasil
Em resposta às circunstâncias excepcionais, o Ministério das Comunicações (MCom) isentou as emissoras de rádio gaúchas da obrigação de transmitir o programa ‘A Voz do Brasil’. Segundo a Portaria nº 12.219, de 2024, esta medida permite às rádios focarem integralmente na cobertura das enchentes, priorizando a disseminação de informações vitais sem a necessidade de autorização prévia para alteração de programação.
Estas mudanças refletem o papel crítico que as rádios desempenham em momentos de crise, demonstrando a capacidade de adaptação e o compromisso com o bem-estar da comunidade gaúcha.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.