Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 21 de Maio de 2024 @ 13:08

Presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, divulga pesquisa que aponta que 80% dos catarinenses ouvem rádio

Florianópolis - Estudo apresentado durante o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão revela dados sobre o consumo do meio rádio no estado

Publicidade

O presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Fábio Bigolin, apresentou, nesta segunda-feira (19), um painel durante o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, ACAERT Next, destacando os resultados de uma pesquisa recente sobre o consumo de rádio em Santa Catarina. O estudo, conduzido pelo instituto IRB entre 11 de março e 03 de abril, revelou que 8 em cada 10 catarinenses sintonizam no rádio, evidenciando a força e a relevância deste meio de comunicação no estado.

Fábio Bigolin enfatizou a importância dos números apresentados. “Os resultados desta pesquisa são muito significativos e nos motivam, pois demonstram a grandeza do nosso alcance”, disse Bigolin. A pesquisa detalhou que o horário nobre do rádio não se limita às primeiras horas da manhã, mas se estende das 8h às 19 h, período durante o qual mais de um milhão de ouvintes por minuto acompanham as transmissões em Santa Catarina. Nos momentos de pico, esse número chega a quase dois milhões de ouvintes por minuto.

Os dados demográficos indicam que 14% dos ouvintes de rádio são da geração Z, com idades entre 15 e 24 anos, 66% têm entre 25 e 59 anos, e 19% possuem 60 anos ou mais. A pesquisa também identificou os principais motivos que levam os catarinenses a ouvir rádio: 66% buscam música, 65% procuram notícias, e 40% acompanham transmissões de futebol.

A confiabilidade do meio rádio também foi um ponto alto da pesquisa. Sessenta e cinco por cento dos entrevistados afirmaram confiar nos comerciais que ouvem no rádio, enquanto 63% consideram as propagandas no rádio mais confiáveis do que as veiculadas na internet. Além disso, 65% dos ouvintes veem os locutores de rádio como influenciadores.

No ranking de confiança nos meios de comunicação, o rádio lidera com quase 60% da preferência dos catarinenses, destacando-se como o meio mais confiável. A pesquisa apresentada pela ACAERT reforça a percepção de que, para os catarinenses, o rádio é um meio de comunicação companheiro, confiável, divertido e essencial.

Veja mais:
> ACAERT Next discute inovações e desafios do setor, homenageia profissionais e destaca a importância da integração tecnológica
> 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ ACAERT Next terá foco nas transformações da radiodifusão
> ACAERT Next debate a transformação do rádio e da TV no próximo dia 19; nomes nacionais estão na programação

Com informações da assessoria de imprensa da ACAERT

Tags: ACAERT NeXT, congresso, feira, comunicação, rádio, TV, digital, conferência

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.