Segunda-Feira, 22 de Julho de 2024 @ 13:06
São Paulo – Grupo Bandeirantes indicou desligamento da tradicional 840 AM
O Grupo Bandeirantes está publicando em suas redes sociais que a partir do dia 5 de agosto, a Rádio Bandeirantes passará a ser transmitida apenas no dial FM, em 90.9 FM e 86.3 FM de São Paulo. Com isso, o grupo de comunicação vai desligar a tradicional 840 AM, que em maio completou 87 anos operando na capital paulista. A emissora foi o pontapé na criação do Grupo Bandeirantes de Comunicação (composto atualmente por várias rádios, canais de televisão, jornais, entre outras plataformas).
A frequência que está abrigando a Rádio Bandeirantes foi liberada para Consulta Pública em 20 de outubro de 2020. Na época, a Anatel estava realizando a canalização do chamado FM estendido incluindo diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Porto Alegre, além de grandes cidades como Campinas, Sorocaba, entre outras.
O início dos testes de transmissão ocorreu no primeiro semestre de 2022. É importante ressaltar que a faixa estendida de FM é uma solução que o setor encontrou para acomodar as migrantes do AM nos centros onde o espectro de 88.1 FM a 107.9 FM está congestionado. Um outubro do ano passado, a rádio passou a intensificar a frequência 86.3 FM de São Paulo. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha em tempo real as estreias das eFMs no dial.
A Rádio Bandeirantes também é líder de uma rede nacional com afiliadas em vários estados do país. O grupo conta com emissoras próprias como a Rádio Bandeirantes FM 85.7 de Campinas, Rádio Bandeirantes FM 94.9 de Porto Alegre, entre outras.
Emissora está há 87 anos no ar - por Maurício Viel
A PRH-9 - Rádio Bandeirantes de São Paulo foi inaugurada em 6 de maio de 1937, já na frequência de 840 AM. Os primeiros estúdios foram instalados na Rua São Bento, 365, 2º andar, Centro de São Paulo, e o transmissor montado na Vila Vera, distrito do Sacomã.
O fundador da emissora foi o empresário José Pires Oliveira Dias. Em 1944, a Bandeirantes foi comprada por Paulo Machado de Carvalho, diretor das Emissoras Unidas (rádios Record, Panamericana e São Paulo). Três anos depois, ela foi vendida para Adhemar de Barros, futuro governador de São Paulo, que, no ano seguinte, 1949, a transferiu para seu próprio genro, João Jorge Saad.
Em 1967, Saad inaugurou um grande complexo de rádio e televisão no bairro paulistano do Morumbi, onde a Rádio Bandeirantes mantém sua sede até hoje, ainda controlada pela família Saad.
Na década de 1970, as transmissões da AM 840 passaram a ser feitas a partir de uma área montada na região do Parque Zoológico de São Paulo. Nos anos 2010, a Bandeirantes celebrou uma parceria técnica com a Fundação Padre Anchieta e transferiu seu transmissor para junto das instalações da Rádio Cultura AM 1200 (atualmente Rádio Cultura Brasil), onde passou a compartilhar a antena transmissora.
Daquele local, situado às margens da Represa Guarapiranga, o sinal da Rádio Bandeirantes AM 840 será irradiado até 5 de agosto de 2024, com o encerramento de suas operações em Ondas Médias, após 87 anos no ar.
Colaboração Maurício Viel
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.