Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2024 @ 19:02
Florianópolis - ACAERT desenvolve acervo digital colaborativo para reunir fotos, áudios e vídeos que contam a trajetória da radiodifusão catarinense
Presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, explica sobre o Memorial. Assista acima
A radiodifusão de Santa Catarina contará em breve com um novo acervo digital: o Memorial ACAERT. Este projeto, pioneiro na região, tem como objetivo reunir e preservar materiais relevantes das emissoras associadas e da própria entidade, como fotos, áudios, vídeos e textos que documentem a trajetória do setor. O acervo abordará a evolução das chamadas e logomarcas, além de destacar figuras importantes, programas de relevância e momentos históricos da radiodifusão catarinense.
O projeto será realizado em duas etapas: inicialmente, será compilado o material das emissoras de rádio; na fase seguinte, será a vez das emissoras de televisão do estado. Segundo Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, "para termos um acervo completo, contamos com a participação ativa das emissoras associadas". A previsão é de que o Memorial ACAERT seja lançado em novembro do próximo ano, quando a entidade comemora seus 45 anos.
A analista de Documentação, Jhessika Raasch, será responsável pelo contato com as emissoras, enquanto o coordenador de Projetos Especiais, Marco Aurélio Gomes, realizará visitas às rádios com maior tempo de atividade. “Estamos em busca dos registros mais valiosos da história da radiodifusão”, afirmou Gomes.
O Memorial ACAERT, que reúne o acervo da radiodifusão catarinense, está aberto à participação das emissoras interessadas em contribuir com textos, áudios, vídeos e fotos. Cada emissora terá acesso a um drive específico para o envio do material. Para mais informações, os contatos são Jhessika Raasch, Analista de Documentação, através do e-mail [email protected] ou WhatsApp (48) 9 9105-6759, e Marco Aurélio Gomes, responsável por Projetos Especiais, pelo telefone (48) 99613.5073.