Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2024 @ 09:08
Mariana - Estação passou a operar em 97.7 FM e ampliou sua cobertura de sinal na região de Ouro Preto e Mariana
A Rádio UFOP FM 97.7 de Mariana, cidade histórica do interior de Minas Gerais, foi percebida no ar através de sua nova frequência, com início da operação no canal à meia-noite desta quarta-feira (14). A mudança, oficializada ontem em uma solenidade realizada na Hemeroteca do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Icsa), marca uma nova fase para a emissora, que também ampliou sua potência de transmissão, possibilitando maior alcance na zona rural de Mariana e Ouro Preto. A troca de canal da emissora, que antes estava em 103.5 FM, foi relatada em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.
De acordo com um comunicado emitido pela UFOP, desde 2020, a emissora operava na sintonia 103.5 FM, com a primeira antena instalada no Icsa. A mudança para o Pico da Cartuxa permitiu uma expansão na cobertura. A partir de 2021, iniciou-se um processo para melhorar o sinal e alterar a frequência, concluído na madrugada de ontem (14).
O diretor de Comunicação Institucional, Chico Daher, destacou que a troca de frequência e o aumento de potência são frutos de esforços coletivos e estratégicos para expandir o alcance da comunicação público-educativa. Parcerias com a Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram cruciais para a realização dos ajustes técnicos e operacionais. O depoimento do diretor foi dado em notícia veiculada pelo portal da UFOP.
Durante a solenidade, foi realizado um debate sobre "Comunicação Pública e Democracia", com a participação de Maíra Bittencourt, diretora geral da EBC, e Otávio Penna Pieranti, assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República. O evento foi mediado por Luana Viana, chefe da Divisão de Rádio da UFOP e membro do PPGCom.
Vale recordar que a UFOP também conta com outra estação nesta mesma região: em Ouro Preto existe a Rádio UFOP FM 106.3, de cobertura de sinal restrita ao município mineiro.