Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2024 @ 18:57
Vilhena - Vilhena passou a sediar a rede de formato adulto/pop após liberação da operação de uma retransmissora de uma FM em Porto Velho
A Rede Transamérica passou a contar com mais uma emissora ativa em sua área de cobertura no interior do país. Trata-se da Transamérica FM 91.9 de Vilhena, cidade que está entre as mais populosas do interior de Rondônia. O fato foi percebido nesta segunda-feira (2) e registrado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com. A nova afiliada não é uma estação comum: trata-se de uma retransmissora da Transamérica FM 101.9 de Porto Velho.
A retransmissora funciona muito parecida com uma rádio comercial, mas tem grande parte da sua programação atrelada ao conteúdo gerado na capital. Essas retransmissões partem das cidades sedes estaduais e são implantadas no interior dos estados que compreendem a Amazônia Legal. Precisam também se identificar com a mesma marca da estação matriz. Neste caso, por exemplo, a Transamérica de Vilhena é um espelho de Porto Velho, mas com possibilidade de algumas inclusões locais de conteúdo.
O sistema de retransmissoras, as RTRFM, tem se espalhado pela região da Amazônia Legal nos últimos anos. E esse processo tem beneficiado algumas redes nacionais. Duas delas, Band FM e Massa FM, avançaram pelo interior do estado de Rondônia desta forma. E o mesmo ocorre nos estados vizinhos, com destaque para a religiosa Boa Nova FM no Amazonas, que passou a contar com várias FMs no interior amazonense.
Vilhena já abriga outra RTRFM: a Band FM 92.9 foi implantada em abril do ano passado, sendo uma retransmissora vinculada a Band FM 94.1 de Porto Velho.
Já a Transamérica de Porto Velho, matriz da retransmissora inaugurada em Vilhena, entrou no ar em abril de 2023.
Sistemas de retransmissão na Amazônia Legal
O sistema RTR destina-se a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de emissora de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), para a recepção livre e gratuita pelo público em geral na Amazônia Legal. Além disso, possibilita que as emissoras de rádio FM instaladas nas capitais dos estados da Amazônia Legal retransmitam seus sinais para quaisquer municípios do mesmo estado. O sistema também permite que a emissora veicule inserção de conteúdo gerado localmente em parte do tempo.
O RTR foi criado pela Lei nº 13.649, de 11 de abril de 2018 e regulamentado pelo Decreto nº 9.942, de 25 de julho de 2019 e pela Portaria nº 275, de 13 de agosto de 2020. O serviço pode ser implementado apenas nas áreas que abrange a Amazônia Legal, em consonância ao Art. 2º da Lei Complementar nº 124, de 03 de janeiro de 2007.