Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024 @ 11:04
João Pessoa - Produção trouxe dados alarmantes sobre a incidência da violência sexual contra menores de 18 anos
A CBN FM 101.7 de João Pessoa (PB) foi premiada na 10ª edição do Prêmio ABP de Jornalismo, na categoria Rádio, com a série de reportagens “A gente fica junto o tempo todo”, de autoria do jornalista Hebert Araújo. O prêmio, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que desmistificam questões relacionadas aos transtornos mentais e combatem o estigma ligado à psiquiatria e seus pacientes.
A série de Araújo aborda a violência sexual contra crianças e adolescentes e as consequências para a saúde mental das vítimas. Produzida por Evellyn Lima e com edição de áudio de André Bezerra, a reportagem traz à tona o impacto devastador desse tipo de violência, destacando a dificuldade de oferecer suporte adequado à personagem principal, que continua vivendo em situação de risco no Rio Grande do Sul.
Hebert Araújo comentou que, apesar da satisfação por ter dado visibilidade ao caso, ainda sente um incômodo por não ter conseguido ajudar diretamente a vítima retratada. Ele relatou que a série nasceu da ideia de explorar a saúde mental de jovens vítimas de violência sexual e os impactos duradouros desse trauma.
A produção também trouxe dados alarmantes sobre a incidência da violência sexual contra menores de 18 anos, evidenciando a gravidade do problema no Brasil. A vítima foi mantida anônima na série, sendo chamada de “Celie”, em referência à personagem do livro “A Cor Púrpura”, cujas circunstâncias de abuso se assemelham ao caso retratado.
A premiação será realizada durante a abertura do XLI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em 23 de outubro de 2024, em Brasília. O Prêmio ABP avaliou mais de mil matérias que trataram de temas relacionados à psiquiatria, como o uso de substâncias psicoativas, prevenção ao suicídio e os impactos da crise econômica na saúde mental.
Repórter Hebert Araújo, da TV Cabo Branco — Foto: Rizemberg Felipe/TV Cabo Branco
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.