Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2024 @ 12:52
Brasília - Ativação das redes depende do planejamento de cada operadora
Mais 189 municípios brasileiros deverão receber o sinal de internet 5G na faixa de 3,5 GHz a partir da próxima segunda-feira (30). As operadoras que adquirirem lotes nessa faixa poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, o licenciamento e ativação das estações. Ainda com uma cobertura parcial, o 5G auxilia no crescimento do consumo digital de rádio, em especial no streaming de áudio.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a expectativa é de que a tecnologia 5G chegue cada vez mais às regiões remotas do país, ampliando o acesso à conectividade. A informação foi divulgada nesta terça-feira (24) após reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).
Com essa liberação, 23 unidades da federação terão todos os seus municípios aptos a receber uma nova tecnologia, incluindo Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Ao todo, 5.191 municípios, o que representa aproximadamente 96% da população brasileira, oferecem condições de contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz. No entanto, a ativação das redes nas localidades dependerá do planejamento de cada operadora, que pode variar de acordo com suas estratégias.
+ Rede 5G completa dois anos no Brasil; tecnologia impacta no consumo de rádio online
O Gaispi oferece um painel de dados que permite acompanhar os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já foi liberada e o planejamento para as próximas liberações, facilitando o acesso às informações sobre a expansão do 5G no Brasil.
Com informações do MCom
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.