Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 13 de Outubro de 2024 @ 20:43

Morre Washington Olivetto, referência da publicidade brasileira, aos 73 anos

Rio de Janeiro - Publicitário que é considerado o principal nome do setor atuava como colunista da Rede CBN

Publicidade

O publicitário e escritor Washington Olivetto, um dos grandes nomes da publicidade brasileira, faleceu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A confirmação veio do Hospital Copa Star, que comunicou o falecimento, mas não divulgou a causa da morte por solicitação da família. Em maio deste ano, Olivetto foi o principal palestrante do ACAERT Next, congresso de radiodifusão. Além disso, ele mantinha uma coluna na Rede CBN, reforçando sua conexão com o rádio.

Em nota, o hospital lamentou a perda e prestou solidariedade à família e amigos de Olivetto. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto e informa que não tem autorização para divulgar mais detalhes”, afirmou o comunicado. Olivetto estava internado há alguns meses devido a problemas pulmonares e faleceu por volta das 17h15 deste domingo (13). Ele deixa a esposa e três filhos: Homero, Antônia e Theo.

Trajetória

Nascido em São Paulo em setembro de 1951, Washington Olivetto era descendente de italianos. Criado pela mãe, dona de casa, e pelo pai, vendedor de tintas, Olivetto ingressou no curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) aos 17 anos. No ano seguinte, iniciou sua carreira como redator em uma agência de publicidade.

Seu talento foi reconhecido rapidamente. Ainda em seu primeiro ano de atuação, conquistou o Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes. Ao longo de sua carreira, Olivetto criou campanhas icônicas, como o célebre "Garoto Bombril", no final dos anos 70, e a premiada campanha "O Primeiro Sutiã a gente nunca esquece", da Valisère, em 1987.

Além de publicitário, Olivetto se destacou como autor, escrevendo oito livros sobre sua trajetória e a indústria publicitária. Em 2017, mudou-se para Londres, mas continuava participando ativamente de eventos e palestras no Brasil, como a já mencionada no ACAERT Next, realizada em maio. Sua carreira foi marcada por prêmios e homenagens, além de referências na música popular brasileira, como na canção "Alô, Alô W/Brasil", de Jorge Ben Jor.

Olivetto também atuava como colunista da CBN e do jornal O Globo. A emissora jornalística preparou um especial em homenagem ao publicitário, com curiosidades sobre sua trajetória e outras informações importantes: clique aqui para acompanhar.

Notas 

Várias entidades e associações dos setores de comunicação e publicidade se manifestaram, homenageando a trajetória de Olivetto. Acompanhe:

HOMENAGEM A OLIVETTO

Alô, alô! São Pedro, chame o Síndico, que o Sr. Olivetto chegou.

Só que aqui, na Terra, não vamos deixá-lo ir embora de vez. Seus ensinamentos permanecerão!

Foram 73 anos que não passaram em vão. Washington Olivetto foi mais que um grande nome da publicidade e da propaganda brasileira, mas um símbolo do jeito brasileiro de ser e criar.

Uma criatividade efervescente, de um mestre que jamais cansou de inventar e trazer com muito humor, alegria e irreverência, as melhores mensagens publicitárias.

Aos seus familiares, amigos, aos colegas da W/McCann, nosso abraço apertado. A alma criativa permanece, uma inspiração a todos nós.

Elmo Francfort
Diretor do MBRTV
Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

 

Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo – AESP manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do gênio publicitário Washington Olivetto, ocorrido neste domingo, 13 de outubro de 2024.

Washington Olivetto foi uma figura icônica da publicidade brasileira, reconhecido por sua genialidade, criatividade e capacidade de transformar ideias em campanhas memoráveis, que marcaram gerações e redefiniram os rumos da comunicação no Brasil. Seu legado transcende o mundo publicitário, influenciando diversas áreas da cultura e do entretenimento no país.

Sua ausência deixa uma lacuna irreparável no cenário publicitário, mas seu legado permanecerá vivo em cada campanha, cada ideia e cada mente que ele influenciou ao longo de sua brilhante carreira.

Neste momento de dor, a AESP expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e a toda a comunidade publicitária, que perde uma das suas maiores referências. Washington Olivetto será lembrado não apenas por suas inovações no campo da propaganda, mas também por sua paixão pelo Brasil e pela criatividade sem limites, que inspiraram inúmeros profissionais.

Luiz Arthur Abi Chedid

Presidente

ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Com informações da CBN e do portal G1

Tags: Washington Olivetto, ícone, publicidade brasileira, luto, marketing, propagandas, agências

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.