Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2024 @ 07:00
Goiânia – Afiliada da Rede Nativa FM será operada pelo Grupo Vega de Comunicação, que já é responsável por outras emissoras na região
A futura Nativa FM 103.7 de Goiânia e Anápolis está próxima de sua estreia. De acordo com informações extraoficiais, a nova afiliada da rede, de formato popular/sertanejo-romântico, tem previsão de entrar no ar até a primeira quinzena de novembro, em data que será definida pelas partes envolvidas. A equipe da emissora poderá receber o treinamento padrão da rede nos próximos dias, assim como a instalação dos equipamentos para a 103.7 FM operar com a Rede Nativa FM. Como noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a estação passou a ser controlada pelo Grupo Vega de Comunicação.
De acordo com o Grupo Vega, já existe uma expectativa para a chegada da Nativa FM na região, incluindo publicações em canais de redes sociais (veja abaixo). A Nativa FM será a iniciativa de bandeira popular do grupo goiano nessa área de Goiás, já que o grupo opera emissoras como a 89 FM A Rádio Rock 102.9 (jovem/adulto-rock/alternativo) e Alpha FM 102.1 (adulto-contemporâneo) na capital do estado. A entrada da Nativa FM em 103.7 FM foi antecipada pelo jornalista Auvaro Maia, que cobre o setor de comunicação de Goiás.
A estreia de uma grade musical já no formato da Nativa FM em 103.7 FM foi percebida no último dia 11, quando a estação interrompeu a execução de uma playlist no formato adulto-contemporâneo. Antes, em maio passado, a estação deixou de operar como Amor FM, projeto de rádio popular idealizado pelo cantor Amado Batista, que passou a operar no canal em 2018. Posteriormente, durante poucos meses, foi administrada pelo Grupo Mais Goiás, até a mudança recente.
Além das três emissoras já citadas, o Grupo Vega é responsável pela operação da Nativa FM 105.5 de Jaboticabal (SP), da Rádio Mega FM 104.7 de Palmeiras de Goiás (GO) e da 89 A Rádio Rock 94.5 de Ribeirão Preto (SP). Também está em fase de implantação a 89 FM A Rádio Rock 99.7 de Campinas (SP) e o grupo já confirmou ao tudoradio.com que levará essa mesma marca a Brasília (DF), em uma frequência que ainda será divulgada.
A 103.7 FM é uma estação sediada em Anápolis e que cobre com facilidade a Grande Goiânia.
Retorno a Goiânia
Um fato curioso envolve a Nativa FM e a 103.7 FM de Anápolis: a emissora goiana já carregou a marca da rede paulista no início dos anos 2000. Isso ocorreu durante o primeiro projeto de rede nacional, quando a Nativa FM 95.3 de São Paulo era integralmente controlada pelo GC2 (Grupo Camargo de Comunicação). A operação em 103.7 FM aconteceu entre 2003 e 2004, quando o projeto de rede foi desmobilizado.
Com o Grupo Bandeirantes de Comunicação à frente da operação da Nativa FM de São Paulo, a marca teve sua rede reimplantada em 2008 por meio de um novo projeto, que dura até hoje e, em novembro, voltará a ser ouvido em 103.7 FM.
Maior número de emissoras
A Nativa FM vive hoje seu melhor momento no que diz respeito ao número de emissoras que carregam sua marca em várias regiões do Brasil. Goiânia será a estação de número 32, contando a matriz na capital paulista e as estações próprias da marca. As duas últimas inaugurações ocorreram nas estações Nativa FM 101.9 de Ribeirão Preto (SP) e Nativa FM 94.5 de Juína (MT), ambas realizadas neste ano.
+ Clique aqui para ver a lista de estações da Rede Nativa FM
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.