Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2024 @ 17:04

Encontro Regional da AMIRT no Sul de Minas debate a evolução do rádio e a integração digital

Alfenas - Apresentações e debates marcaram o encontro deste sábado (9), realizado na UNIFENAS

Publicidade


Assista na íntegra o 22º Encontro Regional da AMIRT - veja acima

Durante o 22º Encontro Regional realizado no sul de Minas Gerais pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Daniel Starck, Cristiano Stuani e Léo Cardoso participaram como palestrantes, abordando temas cruciais para a evolução do rádio na era digital. O evento reuniu especialistas renomados da área de radiodifusão no sábado (9) passado, com troca de experiências e aprendizado para profissionais e entusiastas do setor. Assuntos como integração digital do rádio, boas práticas e novidades técnicas, produto e comunicação estiveram no foco do encontro, realizado em Alfenas.

O encontro também comemorou os 40 anos da TV Alfenas, sendo realizado no campus da Universidade Professor Edson Antônio Velano, a UNIFENAS. E, na abertura, o momento atual do rádio e da TV foi destaque na fala dos presentes, que reforçaram o caráter de adaptação desses meios perante as novas formas de entrega de conteúdo pelo digital. 

A mesa principal do evento foi composta pelo conselheiro da AMIRT e anfitrião Ronaldo Araújo Andrade, pelo diretor regional do Sul de Minas Luiz Roberto Silva, pelo diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS Rogério Ramos do Prado e pelo diretor da AMIRT Luciano Pimenta Correa Peres. O evento também contou com a presença do presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Gustavo Mendicino, da superintendente de Publicidade da Secretaria de Comunicação Social de Minas Gerais, Liliane Bebiano Lima, e da superintendente de Comunicação da Copasa, Lucélia Takako Morioka. Representando as autoridades militares, estiveram o major PM João Elísio de Souza Júnior, subcomandante do 64º BPM, e o subtenente do Tiro de Guerra, Narcélio Ferreira.

O rádio e sua evolução em debate


Daniel Starck durante sua palestra / crédito imagem: Galvone Oliveira / Giovana Gomes

Daniel Starck iniciou a palestra destacando o caráter natural da presença do rádio no ambiente digital, enfatizando a capacidade histórica do meio em adaptar seu conteúdo às inovações tecnológicas, desde dispositivos conectados até a evolução dos receptores de rádio. Ele detalhou o consumo de rádio no mundo e no Brasil, destacando a importância de os radiodifusores utilizarem sistemas como o RDS e metadados para aprimorar a experiência dos ouvintes.

Na sequência, Cristiano Stuani realizou uma apresentação focada nos pontos de atenção que o rádio deve ter em relação ao seu produto. Ele abordou desde a forma como os locutores devem se comunicar, tratamento do intervalo comercial, necessidade de se conhecer o público de cada emissora, até a execução estratégica de sequências musicais, baseadas em dados de audiência e estudos de consultoria.

As duas apresentações iniciais foram interativas, ou seja, os dois palestrantes intervieram com observações sobre aquilo que era dito por cada um e o público também pode participar durante as falas, pedindo o microfone para expor suas experiências e possíveis dúvidas, gerando um debate sobre aquilo que era apresentado.


Cristiano Stuani no encontro da AMIRT / crédito imagem: Galvone Oliveira / Giovana Gomes

“Foi uma honra conversar com radiodifusores, radialistas e profissionais de comunicação em Minas Gerais, abordando o valor do rádio como conteúdo e produto. Pudemos destacar que o rádio precisa cuidar de cada detalhe do que oferece: conteúdo de qualidade, uma apresentação cativante e um produto que atraia e envolva, tanto o ouvinte quanto o cliente. É essencial que o rádio permaneça relevante e impactante, fortalecendo o vínculo com o público e o mercado.”, afirma Cristiano Stuani, consultor.

A programação contou ainda com a participação de Léo Cardoso, jornalista e especialista em comunicação. Professor de locução e comunicação interpessoal e personal trainer de comunicação, Cardoso ministrou a palestra “Comunique-se com carisma e encante o seu ouvinte”, focando no aprimoramento das habilidades de comunicação dos participantes. Léo deu vários exemplos de boas práticas de comunicadores no rádio e detalhou como esses profissionais podem ampliar sua capacidade de engajamento da audiência através do carisma. Cardoso também realizou atividades com os presentes, para exemplificar sua apresentação.


Registro do público presente no encontro / crédito imagem: Galvone Oliveira / Giovana Gomes

Relacionada:
AMIRT realiza Encontro Regional neste sábado (9), com foco na evolução do rádio e da comunicação

Tags: Rádio, Encontro Regional, AMIRT, radiodifusão, Alfenas

Compartilhe!

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.


...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.