Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024 @ 09:02
Salvador - Migrantes AM-FM estão próximas de iniciarem suas operações no dial FM da capital baiana
Salvador terá pelo menos mais três emissoras FM adicionadas ao seu dial entre o final de 2024 e o início de 2025. As rádios Rádio Excelsior FM 106.7, Novo Tempo FM 95.5 e Super Rede Boa Vontade FM 98.7 deverão entrar no ar, sendo que a primeira já tem data de estreia confirmada: 24 de dezembro deste ano. As outras duas estão na fase final dos trâmites para suas respectivas entradas no ar.
A Novo Tempo FM anunciou publicamente que deixará a frequência AM 920 em breve e começará a operar em FM 95.5, possivelmente a partir de 2025. Isso ampliará sua presença nas capitais brasileiras, integrando-a à rede Novo Tempo, projeto de conteúdo religioso/evangélico que também atua em mercados como Porto Alegre, Curitiba, Belém, Florianópolis, Campo Grande, entre outros. O canal 95.5 FM já foi anunciado oficialmente pela Novo Tempo em Salvador.
Anuncio público sobre a ida da Novo Tempo para o FM / reprodução Instagram
Outra emissora com FM licenciada e previsão de estreia em breve é a Super Rede Boa Vontade AM 1350, que passará a transmitir em 98.7 FM, na classe A4 de operação. Apesar de ainda não haver uma data definida para o início da transmissão em FM, a expectativa é de que o processo seja concluído no começo de 2025.
Já a Rádio Excelsior AM 840 terá sua migração AM-FM efetivada ainda em 2024. A Fundação Dom Avelar, responsável pela emissora, confirmou que a estreia no FM ocorrerá no próximo dia 24, na frequência 106.7 FM. O tudoradio.com já havia informado sobre essa mudança anteriormente, destacando que, em março deste ano, a até então Rádio Excelsior FM 106.1 mudou de nome para Cardeal FM 106.1, em preparação para a migração. Assim, a Fundação Dom Avelar terá suas duas estações vizinhas no dial FM de Salvador.
Outra mudança recente no espectro de Salvador envolve a Rádio Mix FM 104.3, que aumentou sua potência a partir da estação principal localizada em Camaçari e obteve autorização para implantar uma frequência complementar na capital baiana. Apesar de o processo estar previsto para ser finalizado em 2025, os ouvintes locais já relatam melhor sintonia da FM em vários pontos de Salvador.
Além disso, estão previstas as adições das emissoras Rádio Metrópole FM 88.3 (migrante AM-FM da AM 1290) e Rádio Marinha FM 99.7 (nova concessão pública ligada à Marinha do Brasil) ao dial local. Outras migrantes AM-FM também poderão ser incluídas, conforme os respectivos processos técnicos e jurídicos avancem.
Colaboração de Pedro Vini Santana