Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2025 @ 09:03
Manaus – BandNews FM, CBN e Rádio Rio Mar estão entre os premiados
A terceira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental reuniu profissionais e estudantes na noite da última terça-feira (14), em Manaus, para celebrar a excelência no jornalismo voltado ao saneamento básico e à preservação ambiental. Com a participação de cerca de 500 pessoas, a premiação destacou veículos como BandNews FM 93.7 (BandNews Difusora), Rádio Rio Mar FM 103.5 e CBN FM 101.5 (CBN Amazonas) de Manaus, entre outras plataformas, em suas diversas categorias.
De acordo com o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas, o aumento no número de inscritos – mais de 200 materiais concorrentes – evidencia a importância de debater temas como mudanças climáticas e saneamento, especialmente na Amazônia. "É fundamental que a mídia continue promovendo esse debate em uma cidade como Manaus, localizada no maior bioma do mundo", enfatizou.
Destaques da premiação
O Grande Prêmio foi para a equipe da jornalista Daniela Branches, da Rede Amazônica, com a reportagem “Expedição Mismi: O caminho à nascente do Rio Amazonas”, também vencedora na categoria Telejornalismo. O trabalho abordou os efeitos das mudanças climáticas no Rio Amazonas e envolveu uma complexa expedição ao cume do Monte Mismi. "Foi um desafio enorme, mas esse reconhecimento é emocionante", afirmou Branches.
Na categoria Áudio/Radio, o primeiro lugar ficou com Maurício Max, da BandNews FM Difusora, pela matéria “Especial Saneamento: o presente e o futuro das periferias de Manaus”, que também conquistou o segundo lugar na categoria Trata Bem Manaus. "Esse prêmio é especial porque valoriza a relevância do rádio no debate sobre saneamento", disse Max.
A Rádio Rio Mar foi premiada com o segundo lugar na categoria Áudio/Radio, com a matéria “Educar e investir: Universalização do esgotamento sanitário é desafio em Manaus”, produzida por Gecilene Sales. O terceiro lugar foi para Breno Cabral, da CBN Amazônia Manaus, com a reportagem “A importância histórica e ambiental dos igarapés de Manaus”.
Reconhecimento às novas gerações e inovação
Na categoria Universitário, o troféu foi para a equipe do Centro Universitário Fametro, formada por Bruna Pinheiro, Camila Vieira, Adrielle Menezes e Emanuelly Silva, com a reportagem “Água em foco – Saneamento básico: o que é e como funciona o tratamento da água”. Emanuelly, finalista do curso de Jornalismo, destacou a importância do prêmio como incentivo para os estudantes ingressarem no mercado profissional.
Profissionais são reconhecidos no 3º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental - Foto: Divulgação
Veja a lista de vencedores do 3º Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental:
UNIVERSITÁRIO
Bruna Pinheiro, Camila Vieira, Adrielle Menezes e Emanuelly Silva – Centro Universitário Fametro, com o material “Água em foco – Saneamento básico: o que é e como funciona o tratamento da água”
FOTOJORNALISMO
Primeiro colocado: Raphael Alves – European Pressphoto Agency (EPA), com foto na matéria “Seca no Brasil pode aumentar inflação e piorar dinâmica da dívida”
Segundo colocado: Ricardo Oliveira – Revista Cenarium, com foto na matéria “Seca Severa”
Terceiro colocado: Michael Dantas – Folha de São Paulo, com foto na matéria “Manaus tem relação com a floresta à margem de debate”
WEBJORNALISMO
Primeiro colocado: Simone Lima – D24 AM, com a matéria “Contaminação silenciosa afeta o solo e a saúde da população em Manaus”
Segundo colocado: Lauris Rocha – Portal Rios de Notícias, com a matéria “Em Manaus, comunidades tradicionais têm acesso à água no maior bairro indígena do país”
Terceiro colocado: Ana Kelly Franco – Agência Jamaxi, com a matéria “Microplásticos: poluição toma conta dos rios e igarapés em Manaus”
ÁUDIO/RADIO
Primeiro colocado: Maurício Max – BandNews FM Difusora, com a matéria “Especial Saneamento: o presente e o futuro das periferias de Manaus”
Segundo colocado: Gecilene Sales – Rádio Rio Mar, com a matéria “Educar e investir: Universalização do esgotamento sanitário é desafio em Manaus”
Terceiro colocado: Breno Cabral – CBN Amazônia Manaus, com a matéria “A importância histórica e ambiental dos igarapés de Manaus”
IMPRESSO
Primeiro colocado: Monica Prestes – Folha de São Paulo, com a matéria “Tubulação Suspensa coleta esgoto de comunidades de palafitas de Manaus”
Segundo colocado: Emile Bezerra – Jornal A Crítica, com a matéria “Meta é despoluir: Águas de Manaus quer ampliar a cobertura de esgoto”
Terceiro colocado: Jonathan Ferreira – Em Tempo, com a matéria “Impacto das mudanças climáticas no saneamento básico”
REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO
Primeiro colocado: Luzimar Bessa – TV Diário Record News Manaus, com a matéria “Saneamento: água para o futuro”
Segundo colocado: Antônio Domingos de Oliveira – TV A Crítica, com a matéria “Acesso à água potável aumenta qualidade de vida de comunidades em Manaus”
Terceiro colocado: Maurício Martins e João Floriano – Record Manaus, com a matéria “Falta de tratamento de esgoto traz prejuízos para a saúde da população e para o meio ambiente.
TELEJORNALISMO
Primeiro colocado: Daniela Branches – Rede Amazônica, com a matéria “Expedição Mismi: O caminho à nascente do Rio Amazonas”
Segundo colocado: Luiz Henrique Almeida – TV A Crítica, com a matéria “Programa Trata Bem Manaus: Concessionária amplia rede de esgoto e leva dignidade a áreas vulnerabilizadas”
Terceiro colocado: Kennedson Paz – Record Manaus, com a matéria “Desafios do Saneamento Básico em Manaus: água potável transforma vidas no bairro Educandos, mas desafios persistem”
TRATA BEM MANAUS
Primeiro colocado: Luiz Henrique Almeida – TV A Crítica, com a matéria “Programa Trata Bem Manaus: Concessionária amplia rede de esgoto e leva dignidade a áreas vulnerabilizadas”
Segundo colocado: Maurício Max – Rádio BandNews Difusora, com a matéria “Especial Saneamento: o presente e o futuro das periferias de Manaus”
Terceiro colocado: Patrícia de Paula – TV Norte, com a matéria “Tratando o Futuro: Água, Saneamento e Qualidade de Vida em Manaus”
GRANDE REPORTAGEM:
Vencedora: Daniela Branches – Rede Amazônica, com a matéria “Expedição Mismi: O caminho à nascente do Rio Amazonas”. Equipe: Alexandro Pereira (repórter cinematográfico), Luciane Marques (produção) e Henrique Filho (auxiliar técnico).
Com informações do Águas de Manaus
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.