Segunda-Feira, 14 de Abril de 2025 @ 13:18
São José dos Campos – Duas delas foram promovidas para classes especiais, ampliando presença no Vale do Paraíba, Sul de Minas e Grande Ribeirão Preto
A rede Melphis FM, de formato jovem/adulto-pop, passou por mudanças técnicas expressivas em três de suas seis emissoras. A rede está presente entre o interior paulista e o Sul de Minas Gerais. Duas das estações foram oficialmente promovidas para classes especiais, enquanto a emissora destinada ao mercado da Grande Ribeirão Preto passou ao principal porte técnico dentro da classe A. Todas essas alterações já foram percebidas por ouvintes, que entraram em contato com o tudoradio.com para relatar o incremento na cobertura de sinal dessas rádios. Também está em curso uma campanha de divulgação da marca nas ruas de Campinas.
De acordo com dados da Anatel, registrados em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, a primeira mudança técnica mais recente foi percebida na Melphis FM 104.1 de Pouso Alegre (MG), resultando na estreia da estação em FM. Inicialmente prevista para operar na classe C em 105.9 FM, a emissora estreou em dezembro passado na frequência 104.1 FM já como classe especial de operação, identificada como E3, sendo a primeira nesse porte na região do interior mineiro.
Na sequência, foi a vez da Melphis FM 95.9 de Ribeirão Preto, que neste mês de abril teve autorização para mudar de classe A4 para A1. O sinal da estação parte de São Simão e, conforme relatos de ouvintes ao tudoradio.com, houve significativa melhora na cobertura, com a sintonia sendo captada até em áreas mais distantes, como o norte paulista, próximo a Barretos.
Também em abril ocorreu a mudança mais significativa para a marca: a Melphis FM 95.1, instalada no município mineiro de Passa Quatro, foi autorizada a mudar de E3 para E1, ou seja, atingiu a classificação máxima para uma estação de rádio no país. A emissora já havia passado pelas classificações A4, A1 e E3 antes de alcançar a atual. Esta estação é responsável por cobrir parte do Sul de Minas, Vale do Paraíba (SP) e Sul Fluminense, estando situada em uma altitude superior a 1.300 metros.
Outras duas FMs da rede também contam com coberturas expressivas: em Varginha (MG), com aumento de porte e troca de canal no segundo semestre do ano passado, a Melphis FM 98.7 atingiu a classe A1. Já na Grande Campinas, com torre localizada em Amparo, a Melphis FM 99.7 está classificada como A2, além de operar em ponto de transmissão com altitude superior a 1.200 metros.
Divulgação em Campinas
Outra novidade da Melphis FM é a campanha de divulgação da marca nas ruas de Campinas, onde, desde março, está sendo executada uma ação em pelo menos 15 ônibus municipais, com a identidade visual da rádio estampada em formato busdoor. A campanha segue ativa desde o mês passado.