Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025 @ 19:02
Brasília - Evento discutiu o papel da radiodifusão pública e apresentou projetos inovadores desenvolvidos pela EBC, com foco na produção de podcasts e na gestão de conteúdo radiofônico
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou do 1º Seminário Rádio Cultura – Memória e Horizontes, realizado entre os dias 1º e 4 de julho na Universidade de Brasília (UnB). O encontro foi marcado pela troca de experiências e iniciativas voltadas à radiodifusão pública, com destaque para os projetos desenvolvidos pela EBC.
O evento gratuito, aberto ao público e com atividades presenciais e virtuais, contou com a presença de profissionais da Radioagência Nacional e da Rádio Nacional. Na abertura, realizada na última terça-feira (1º), os jornalistas e produtores Beatriz Arcoverde, Fran de Paula, Mariana Tokarnia, Akemi Nitahara, Sumaia Vilella, Eliane Gonçalves, Isabela Azevedo, Tâmara Freire, Leyberson Pedrosa e Juliana Mendes participaram da mesa “Podcasting, Rádio e Serviço Público de Mídia”. O grupo apresentou podcasts desenvolvidos pela EBC, demonstrando o alcance e a diversidade de conteúdos voltados ao público brasileiro.
Já na sexta-feira (4), último dia da programação, Victor Ribeiro, coordenador de Produção e Programação da Rádio Nacional em São Paulo, foi um dos destaques do painel “Experiências de Planejamento, Gestão e Inovação na Radiodifusão Pública”. Em sua fala, detalhou o trabalho realizado pela estatal, especialmente na modernização e planejamento da produção de conteúdo radiofônico.
O seminário também discutiu a trajetória da Rádio Cultura FM e os rumos da comunicação pública no Distrito Federal. A iniciativa foi organizada pelo projeto “Rádio Cultura – Passado, Presente e Futuro da Comunicação Pública”, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e parceria com o UnBCast, voltado à produção de podcasts universitários e narrativas sonoras.
Com informações da EBC