Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025 @ 13:06
São Paulo - Iniciativa do evento foi do GT Rádio SET e reúne especialistas da Anatel, MCOM, ABERT, ABRATEL e SET para abordar ações regulatórias e técnicas do setor de radiodifusão.
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) promove nesta quinta-feira (17), às 15h, um seminário online com foco na fiscalização das emissoras de radiodifusão. A iniciativa do evento é do Grupo de Trabalho de Rádio da SET (GT Rádio SET) e tem como objetivo apresentar dados atualizados das ações fiscalizatórias realizadas em 2025, além de discutir aspectos técnicos e regulatórios relevantes para o setor. A iniciativa integra a programação comemorativa dos 90 anos da AESP.
Com o tema “Seminário: Fiscalização em Emissoras de Radiodifusão”, o encontro contará com a participação de autoridades e especialistas do setor, como representantes da Anatel, do MCOM, além de dirigentes da SET, ABERT, ABRATEL e da própria AESP. A moderação será feita por Eduardo Cappia, coordenador do GT Rádio SET. A transmissão será realizada via plataforma Zoom, e o acesso está disponível por meio do link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_B_LJJwwyQQOPTn8HiwlUSQ
A abertura do seminário contará com as boas-vindas do presidente da SET, Paulo Henrique Castro, que receberá os convidados institucionais: Rodolfo Salema (ABERT), Wender Souza (ABRATEL), Luiz Arthur Chedid (AESP), Carolina Aumondi Costa Silva Ratkiewicz (MCOM), Marcel Fleury Pinto e Oséias Fonseca de Aguilar, ambos da Anatel.
A partir das 15h15, o especialista da Anatel, Oséias Fonseca de Aguilar, fará a apresentação “Fiscalização Anatel e a Realidade das Emissoras”, abordando o panorama técnico das ações em 2025, notificações mais recorrentes e experiências de campo. Na sequência, às 15h35, Carolina Ratkiewicz, do MCOM, irá apresentar um panorama da fiscalização realizada pelo ministério, com foco em prazos de licenciamento e consequências em casos de descumprimento.
A terceira apresentação, marcada para 15h55, será conduzida por Marcel Fleury Pinto (Anatel/SFI), com foco na apuração de denúncias de interferência, clandestinidade e ações recentes da fiscalização da agência. O encerramento está previsto para 17h, após uma rodada de perguntas e respostas conduzida por Geraldo Melo e José Mauro Ávila.