Terça-Feira, 22 de Julho de 2025 @ 09:08
Brasília - Noticiário radiofônico criado em 1935 amplia distribuição digital e ganha homenagens pelos 90 anos de exibição contínua
O programa A Voz do Brasil completa 90 anos ininterruptos no ar neste 22 de julho. Criado em 1935, ainda sob o nome A Hora do Brasil, o noticiário radiofônico é considerado o programa de rádio de caráter oficial mais antigo do país em execução contínua, reconhecimento que consta inclusive no Guinness Book. A celebração do aniversário de nove décadas inclui uma série de ações promovidas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que visam reforçar o legado do programa. Entre as principais novidades está a ampliação de sua distribuição para plataformas digitais como Amazon Music, Apple Podcast, Castbox e Spotify – nesta última também com versão em videocast.
A programação comemorativa também contempla uma série especial de reportagens ao longo desta semana. Os episódios destacam a trajetória do programa, locutores históricos, mudanças tecnológicas e até as trilhas sonoras adotadas – revelando, por exemplo, que nem sempre O Guarani foi a música de abertura.
Além disso, haverá uma sessão solene no Congresso Nacional marcada para o dia 5 de agosto, às 11h, em homenagem ao programa. Também está prevista a emissão de um selo comemorativo pelos Correios.
A Rádio Gov e a Agência Gov integram as ações com conteúdos temáticos e reportagens especiais. Já nas redes sociais, a campanha contará com postagens especiais, incluindo entrevistas com ouvintes e personalidades ligadas ao programa, além de teasers comemorativos e conteúdos de bastidores.
Outra mudança relevante está na reformulação da identidade visual do programa e do site da Rádio Gov, que agora passa a dar maior destaque à transmissão em vídeo de A Voz do Brasil. A partir de agora, o conteúdo será exibido com visibilidade de capa, entre 19h e 19h30, no portal da emissora.
Internamente, funcionários da EBC também foram convidados a gravar a tradicional vinheta "Em Brasília, 19 horas", conteúdo que poderá ser compartilhado nas redes sociais com a hashtag #VozdoBrasil90anos.
História
Criado para divulgação dos atos do Estado Novo, na Era Vargas, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, três anos após o seu nascimento, em 1938. No mesmo ano, passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do País, com o horário fixo das 19h às 20h. À época, a divulgação se restringia aos atos do Poder Executivo.
Em 1962, com a entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o noticiário passou a dividir o tempo de veiculação com o Poder Legislativo, que passou a ocupar a segunda meia hora. Ao longo dos anos, o programa passou por várias reformulações. Inicialmente, foi marcado por um produto com espaço para a arte, execução de músicas, transmissão de radionovelas e até mesmo recados presidenciais.
Em 1975, a Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás) foi criada e passou a ser responsável pela produção da parte do Executivo do programa. Em 1998, o marco foi a inclusão oficial de uma voz feminina na locução.
Desde 2017, por sua vez, com a evolução dos meios de comunicação, "A Voz do Brasil" pode ser acompanhada, ao vivo, também pela internet. O material radiofônico está disponível, gratuitamente, no site da Rádio Gov, para emissoras de todo o Brasil e países vizinhos. A partir de 2018, com a Lei 13.644, a retransmissão do programa foi flexibilizada possibilitando que as rádios possam transmiti-lo entre às 19h e 22h de Brasília.
Para o setor de rádio comercial, o programa é controverso, já que é obrigatíria a execução dele, mesmo com a flexibilidade. O setor reclama que, em tempos de competição pela atenção com outras mídias, o rádio via dial possuí essa limitação de escolha do que executar em pelo menos uma hora do dia durante a semana.
Com informações da Agência Brasil