Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025 @ 18:44
Rio de Janeiro - Nova emissora da agência internacional russa passa a operar em 80.5 FM, com sede no Rio de Janeiro e foco em conteúdo jornalístico em português
Entrou no ar nesta sexta-feira (1º) a nova rádio da agência internacional russa Sputnik, que passa a operar em 80.5 FM na região metropolitana do Rio de Janeiro. A emissora inicia sua grade com programação 24 horas por dia, todos os dias da semana, composta por conteúdos informativos em português. O projeto marca a primeira atuação da mídia russa em frequência modulada no Brasil, com uma operação permanente voltada ao público local e ocupa a frequência que abrigava a Rádio Metropolitana FM. A novidade foi registrada no Mapa da Atualização do tudoradio.com.
A estreia da emissora ocorre no ano em que a Sputnik Brasil completa dez anos de atuação no país. A operação da nova rádio é coordenada a partir da sede da agência no Rio de Janeiro, onde também são gerados os demais conteúdos multiplataforma em português. A proposta do canal em FM é ampliar a presença da marca no mercado brasileiro por meio de uma programação voltada à cobertura de notícias nacionais e internacionais, podcasts e programas analíticos com enfoque jornalístico.
A Sputnik é um projeto multimídia de origem russa que opera internacionalmente em mais de 30 idiomas, com presença em diversos continentes. No Brasil, a versão em português da agência já vinha produzindo reportagens e podcasts voltados à audiência nacional, sendo reconhecida em premiações como o 34º Prêmio Nacional Anual de Jornalismo do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, realizado em Brasília.
A cobertura da 80.5 FM alcança uma das principais regiões metropolitanas do país, com estimativa superior a 13 milhões de habitantes. Segundo a emissora, a operação pretende oferecer uma alternativa de conteúdo noticioso e analítico ao público do dial fluminense. A programação é gerada localmente, com inserções e produções próprias em português, conectadas à estrutura internacional da agência.
A Sputnik FM ocupa a frequência que abrigava a Metropolitana FM, emissora migrante AM-FM que conta com uma longa trajetória no rádio carioca. Fundada em 1953, a emissora originalmente pertencia à Organização Rubens Berardo, que também administrava a Rádio Continental.
Iniciou suas transmissões em 1060 AM, ocupando a frequência que anteriormente abrigava a Rádio Cruzeiro do Sul desde a década de 1930. Nos anos 1980, a estação já operava em 1090 AM, frequência na qual se destacou com coberturas jornalísticas e transmissões especiais, como a do carnaval de 1983, comandada por Wilson Musauer, contando com uma equipe de 40 repórteres.