Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025 @ 19:08
Brasília - Número de outorgas subiu 1.860% em comparação com o governo anterior; foram 490 autorizações concedidas
O Ministério das Comunicações registrou crescimento expressivo no número de autorizações para retransmissoras de rádio (RTR) na região da Amazônia Legal. De acordo com balanço da Secretaria de Radiodifusão (Serad), foram concedidas 490 outorgas nos dois primeiros anos e meio do atual governo federal, um aumento de 1.860% em relação ao mesmo período da gestão anterior, que havia autorizado apenas 25 retransmissoras.
O serviço de RTR permite que emissoras FM instaladas em capitais estaduais retransmitam sua programação, simultaneamente, para municípios do mesmo estado, ampliando a cobertura do rádio nas áreas mais remotas da Amazônia Legal. A região compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou o empenho da equipe técnica da Serad e reforçou o papel social da expansão. “As autorizações para retransmissão de rádios nas cidades da Amazônia Legal levam muita informação regional e cultura local a milhares de brasileiros que residem, principalmente, em áreas mais remotas”, afirmou. “Com isso, estamos cumprindo uma determinação do presidente Lula, de manter o maior número possível de cidadãos bem-informados e com acesso a mais entretenimento.”
Além da expansão das RTRs, o balanço também aponta crescimento em outras áreas da radiodifusão. As autorizações para instalação de retransmissores de sinais digitais de TV aumentaram 626% no atual governo, passando de 155 para 1.126. Já o número de consignações para digitalização de retransmissoras de TV saltou de 122 para 1.014, alta de 731%.
As rádios comunitárias também foram beneficiadas. De janeiro de 2023 a junho de 2025, foram autorizadas 274 novas estações, contra 85 registradas entre janeiro de 2019 e junho de 2021 — uma alta de 222% no volume de concessões.
Com informações do MCom