Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 15 de Agosto de 2025 @ 13:23

Levantamento reforça impacto do rádio na decisão por restaurantes de fast food durante deslocamentos

São Paulo - Estudo mostra que rádio AM/FM influencia escolha de consumidores na estrada, com vantagem sobre outros meios

Publicidade

Uma nova pesquisa divulgada pelo Katz Radio Group reforça a relevância do rádio AM/FM como meio decisivo no comportamento de consumo, especialmente entre frequentadores de restaurantes de fast food nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, anúncios veiculados via rádio têm influência direta no momento da escolha por marcas desse segmento, particularmente durante deslocamentos de carro. O estudo mostra ainda que o rádio supera a televisão em alcance e retorno sobre investimento, mesmo com a maior parte da verba de mídia do setor ainda concentrada na TV.

Entre os consumidores que frequentam redes de fast food pelo menos uma vez por semana, a exposição a anúncios de áudio resultou em um aumento de 4% a 7% na intenção de compra. A tomada de decisão ocorre majoritariamente de forma espontânea: 89% dos entrevistados afirmaram que costumam escolher onde comer enquanto estão dirigindo.

O estudo também aponta que 84% dos entrevistados consideram uma estratégia inteligente o uso do rádio para divulgar itens de cardápio e promoções. Além disso, 82% afirmaram que ouvir anúncios de alimentos pode despertar o apetite. De acordo com a Katz, isso destaca a capacidade do meio de se conectar em tempo real com o público, especialmente em momentos com maior propensão à ação.

Os dados da pesquisa do Katz Radio Group se baseiam em análises anteriores realizadas pela Nielsen Scarborough, que em 2024 já havia apontado que o rádio superava a televisão em alcance e retorno sobre investimento (ROI) junto a consumidores frequentes do setor de alimentação rápida (QSR - Quick Service Restaurants).

Ainda segundo o estudo, ouvintes habituais de rádio AM/FM demonstraram ser 23% mais propensos a frequentar restaurantes de fast food mais de dez vezes por mês. Em contraste, telespectadores regulares de TV mostraram-se 15% menos propensos a esse comportamento. Mesmo com a redução de cerca de 34% no alcance dos anúncios televisivos para esse setor, o investimento das marcas ainda é majoritariamente concentrado na TV.

 

Audiência do rádio cresce 19% nos EUA com nova regra de medição da Nielsen; formatos mantêm participação estável

Outro dado importante é que, segundo a Nielsen Media Impact, a adição de rádio AM/FM às campanhas publicitárias amplia significativamente o alcance, especialmente entre o público de 18 a 49 anos. Um exemplo é o da rede Wendy’s, cujo alcance nessa faixa etária cresceu 78% com o uso combinado de rádio e TV.

Análises da ABX indicam que os comerciais de rádio alcançam 89% da eficácia da televisão, mas com apenas um quarto do custo. Já os estudos da Nielsen sobre aumento de vendas apontam que, para cada dólar investido em rádio, há um retorno médio de três dólares em vendas.

Leia também:
Dados reforçam a força do rádio no alcance, audiência e retorno sobre investimento publicitário
Rádio é mensurável e, quando bem executado, entrega resultados para a publicidade, indica Nielsen
Planejadores de mídia acreditam na eficácia do rádio e 35% devem aumentar o investimento no meio
Relatório global de ROI da Nielsen aponta que 50% dos planos de mídia enfrentam desafios na execução
Rádio AM/FM amplia alcance e reforça memórias de marca em campanhas, apontam estudos

E por qual razão olhar para lá fora?

tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 


Imagem: tudoradio.com

Com informações da Katz Radio Group

Tags: rádio, anúncios de rádio, fast food, comportamento do consumidor, publicidade em áudio, Katz Radio Group, Nielsen Scarborough

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.