Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2025 @ 11:29
São Paulo - No painel realizado nesta quarta-feira (20), representantes da Globo, AB InBev e Google DeepMind destacaram como a IA já transforma estratégias e operações em suas empresas
A inteligência artificial (IA) foi o tema central de um dos painéis mais aguardados do Congresso SET Expo 2025, realizado nesta quarta-feira (20). Intitulado “IA em Ação: Da Estratégia à Prática com Casos Reais”, o encontro reuniu representantes da Globo, AB InBev e Google DeepMind, que compartilharam experiências concretas de uso da tecnologia em seus negócios. A mediação foi de Daniel Monteiro, Head de Desenvolvimento de Produto & Tecnologia do Globoplay.
Rafael Martins, gerente de Data & IA da Globo, destacou que a emissora já atua com inteligência artificial há mais de uma década, com marcos como a criação do núcleo de Big Data em 2015. O executivo apresentou o movimento DAI (Democratização da Inteligência Artificial), iniciado em 2023, responsável por mapear 120 oportunidades de aplicação, das quais 54 foram priorizadas com investimentos.
Entre os projetos, está a hiperpersonalização do Globoplay, que utiliza IA para adaptar a experiência a cada usuário. Outros destaques incluem o Glor.IA, assistente interno de capacitação, e o Chef.IA, voltado ao atendimento ao público, que reduziu drasticamente o tempo de resposta aos usuários.
Especialistas apresentaram casos reais de aplicação de IA na indústria de mídia - Foto: SET
Pela AB InBev, Fernanda Faria, diretora global de Produto e Design, apresentou o uso da IA na capacitação de equipes e na experiência do consumidor. A executiva compartilhou o desenvolvimento de agentes autônomos, tanto em experiências pessoais quanto no ambiente corporativo. Um dos exemplos foi a aplicação no app Zé Delivery, que conta com cerca de 6 milhões de usuários mensais. “Acreditamos na filosofia IA + humano. No futuro, talvez não teremos mais times de pessoas, mas equipes de agentes autônomos liderados por humanos”, destacou Fernanda.
Representando a Google DeepMind, Luciano Martins, Tech Lead Manager & AI Engineer, mostrou avanços da IA generativa multimodal, com foco em aplicações de linguagem, imagem e meteorologia. O executivo apresentou a API Gemini, ferramenta da Google capaz de interpretar textos, imagens e comandos de programação em tempo real.
Entre os exemplos práticos, Luciano demonstrou o uso da IA na produção de vídeos da Nascar, aumentando a taxa de quadros para análises mais detalhadas durante as corridas. “Soluções como o Gemini e o GenMedia estão transformando o modo como criamos, interagimos e prevemos o futuro”, afirmou.
-> Confira toda a cobertura do SET Expo 2025 pelo tudoradio.com, disponível pelo atalho tudoradio.com/setexpo2025 ou na área de notícias do portal.
Com informações da SET