Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 08 de Setembro de 2025 @ 19:16

Morre no Rio de Janeiro o jornalista e radialista Gelcio Cunha, aos 71 anos

Rio de Janeiro - Profissional teve longa trajetória em rádios cariocas como Rádio Globo, Super Rádio Tupi e Rádio Nacional

Publicidade

O rádio brasileiro perdeu um de seus nomes históricos nesta segunda-feira (8). Faleceu no Rio de Janeiro o jornalista e radialista Gelcio Cunha, aos 71 anos. Natural de Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, o profissional estava internado no Hospital Casa Rio Laranjeiras, na Zona Sul da capital fluminense, e veio a óbito após sofrer um infarto, consequência de complicações decorrentes de uma cirurgia.

De acordo com informações divulgadas pela filha do comunicador, Jaqueline Cunha, Gelcio convivia com uma síndrome que dificultava a fala e a movimentação da língua e da face, afetando inclusive a alimentação. A cirurgia, realizada na tentativa de reverter parte do quadro, acabou gerando complicações que culminaram na parada cardíaca.

Com mais de 46 anos de atuação no rádio, Gelcio Cunha teve passagens por importantes emissoras do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira na Rádio Capital, mas se consolidou na Rádio Globo, onde permaneceu por quatro décadas. No canal, comandou o quadro "Amarelinho da Globo" e teve participação destacada no Show do Antônio Carlos, atração de grande audiência da emissora.

Além da Rádio Globo, também integrou o time da Super Rádio Tupi, da Rádio Nacional e da antiga Rádio SulAmérica Paradiso. Ainda nos anos 2010, Gelcio passou a apresentar o canal Conexão com o Mundo no YouTube, mantendo sua atuação jornalística de forma independente.

Seu envolvimento com a radiodifusão teve início ainda na adolescência, na Rádio Cultura de Porto Novo, onde atuava como comentarista e repórter esportivo. Ao longo da carreira, também ajudou a fundar e foi o primeiro chefe de reportagem da Rádio CBN no Rio.

Gelcio atuou ainda como assessor de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), colaborando com corregedores e desembargadores e integrando campanhas institucionais como a do voto eletrônico. Fora da comunicação, também era pianista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e, no início dos anos 2000, chegou a se candidatar à prefeitura de sua cidade natal, sendo posteriormente nomeado secretário de desenvolvimento do município.

Gelcio Cunha deixa esposa e dois filhos, Jaqueline e Diego Cunha. O sepultamento será realizado em Além Paraíba (MG).


Morre Gelcio Cunha, jornalista e radialista que dedicou sua vida ao rádio — Foto: Reprodução/ Instagram

Com informações do O Dia

Tags: Gelcio Cunha, Rádio Globo, Rádio Tupi, Rádio Nacional, Radialismo, Obituário, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.