Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025 @ 11:27
Amsterdã - Painel no IBC2025 aponta que modelos híbridos e conteúdos ao vivo impulsionam engajamento e ampliam retorno publicitário no streaming
O impacto da publicidade em conteúdos ao vivo foi um dos principais destaques do painel “The future of media streaming: ecosystems, AI and the new content economy”, realizado nesta sexta-feira (12) durante o IBC2025, em Amsterdã. Executivos da Brightcove, Tencent Cloud e Zixi, mediados pelo analista Ben Woods (MIDiA Research), discutiram tendências que vão moldar a próxima fase da mídia digital. Chama a atenção o fato do conteúdo ao vivo ganhar espaço de maior valor para a publicidade, o que pode ser uma oportunidade para emissoras de rádio e TV. O tudoradio.com cobre o IBC2025 direto da Holanda, com os apoios de AMIRT, ASSERPE, BeAudio, BrasilStream e RadioData.
Segundo os painelistas, a combinação de modelos híbridos de monetização (como AVOD e SVOD) com a oferta de transmissões ao vivo tem gerado CPMs mais altos e ampliado o retorno dos investimentos publicitários. “As audiências estão hoje muito mais dispostas a assistir a anúncios em troca de conteúdos de qualidade, inclusive em transmissões ao vivo”, observou Ben Lupton, da Brightcove.
O executivo ressaltou que a evolução tecnológica permitiu que o streaming ao vivo ofereça uma experiência similar à da televisão tradicional, fator que eleva o engajamento e fortalece a atratividade comercial. “O ao vivo voltou a ser um espaço premium para marcas e anunciantes, com resultados mais expressivos do que antes da pandemia”, disse. Isso pode fortalecer iniciativas de transmissões digitais por rádios e TVs, além de uma possibilidade de fortalecimento do áudio digital de conteúdo ao vivo.
Já Fred Sun (Tencent Cloud) destacou que formatos curtos, como microdramas, também trazem espaço para inovações publicitárias, incluindo modelos inspirados no setor de games, como desbloqueio de episódios mediante visualização de anúncios. “O público está acostumado a essa lógica em diferentes ambientes digitais. Adaptar isso ao streaming é uma forma poderosa de diversificar a receita”, afirmou.
Para Jonathan Low (Zixi), a chave está na mensuração. Ele defendeu que os publishers precisam adotar métricas mais abrangentes, capazes de mapear onde, quando e como os usuários consomem conteúdo, oferecendo dados mais consistentes para anunciantes. “Entender o que realmente gera valor, inclusive em horários ou formatos inesperados, é essencial para definir estratégias publicitárias eficazes”, completou.
O painel reforçou que, no atual cenário, a publicidade deixou de ser vista como um obstáculo e passou a ser um componente central na expansão do ecossistema de streaming, principalmente em experiências ao vivo. Fatores como custos de vida mais elevados tem impulsionado por alternativas de conteúdo digital que possuem publicidade. Vale ressaltar que o rádio é aquele que lidera o consumo de áudio que possuí execução publicitária.
Painel “The future of media streaming: ecosystems, AI and the new content economy” / crédito: tudoradio.com
Cobertura tudoradio.com do IBC2025
O IBC2025 (International Broadcasting Convention), também conhecido como IBC Show, ocorre entre os dias 12 e 15 de setembro, no centro de exposições RAI Amsterdam, na Holanda. Todo o conteúdo produzido pelo tudoradio.com no pré, durante e pós-evento está disponível em destaque na capa do portal, nas redes sociais e também na página especial tudoradio.com/ibc2025, com os apoios de nomes como AMIRT, ASSERPE, BeAudio, BrasilStream e RadioData.
-> Clique Aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao IBC2025.