Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2025 @ 13:17
São Paulo - Espaço cultural na Vila Mariana volta a receber público com acervo histórico da radiodifusão e prepara Centro de Memória e Pesquisa até o fim do ano
O Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV) reabriu as portas para visitação pública na última quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia Nacional da Televisão. A escolha da ocasião foi simbólica, já que, em 2025, o país celebrará os 75 anos da TV no Brasil, inaugurada em 1950 com a pioneira TV Tupi de São Paulo, primeira emissora da América do Sul.
A nova sede do museu está localizada na Rua Humberto I, nº 927, na Vila Mariana, em São Paulo, no Núcleo Central Belas Artes, em parceria com o Centro Universitário Belas Artes. As visitas ocorrem às terças, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, e também no último sábado de cada mês. O ingresso custa R$ 12,00 e deve ser adquirido mediante agendamento, com limite de público por turma.
A apresentação da nova fase ocorreu durante o SET EXPO, evento que contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). O acervo exposto reúne câmeras, televisores antigos, figurinos de novelas e objetos originais utilizados em transmissões históricas, além de peças preservadas por pioneiros como Vida Alves. Segundo a organização, a proposta é “aproximar gerações e permitir que as pessoas revivam experiências que marcaram a comunicação no país”.
Ainda em 2025, o museu deve inaugurar o Centro de Memória e Pesquisa, espaço que reunirá roteiros históricos, arquivos de grandes nomes da radiodifusão, além de áudios, vídeos, discos e fotografias. Parte do material será digitalizada e disponibilizada ao público por meio do portal oficial www.museudatv.com.br. Entre as raridades do acervo, destacam-se imagens da inauguração da televisão no Brasil, em 1950.