Terça-Feira, 07 de Outubro de 2025 @ 06:44
São Paulo - Manaus, João Pessoa, Recife, Porto Alegre, Sorocaba e Taubaté estiveram entre as praças com novidades no FM
O início de outubro tem sido marcado por uma série de alterações em diferentes regiões do país, com destaque para capitais e grandes mercados do rádio brasileiro. Recife, Manaus, João Pessoa e Porto Alegre figuram entre as praças que registraram movimentações recentes, além de estreias e novas identificações em cidades de médio e pequeno porte. As atualizações incluem migrantes AM-FM, estreias de redes nacionais e implantações de novos projetos locais. E todas as novidades são registradas em tempo real pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, que também impactam o Guia de Rádios / Dials FM/AM tudoradio.com. Acompanhe os detalhes:
Capitais registram novidades no dial
A novidade mais recente foi percebida nesta segunda-feira (6), quando a Super Rede Boa Vontade FM 101.1 foi captada a partir de Manaus. A emissora religiosa é fruto do processo de migração AM-FM da até então AM 610. Esse movimento reforça a presença em FM da marca, que atua como rede nacional. Nos últimos dois anos, a Super Rede Boa Vontade adicionou FMs em São Paulo, Brasília, Salvador, Ribeirão Preto, Uberlândia, entre outras praças, resultados de migrações do AM para o FM.
Já na Região Metropolitana do Recife (PE), a Nova Líder FM 93.9 de São Lourenço da Mata voltou a ser percebida no ar, retomando o nome usado em 2024, quando surgiu no dial FM do Grande Recife após um processo de migração AM-FM. Já na capital paraibana, a FM 104.9 de João Pessoa (PB) iniciou sua operação como migrante da AM 1230, em canal classe A4, ampliando a cobertura e qualidade de sinal na região. A emissora está sem programação definitiva definida, executando apenas músicas, sendo originada da antiga Rádio Correio AM.
No Rio Grande do Sul, o mercado de Porto Alegre também registrou movimentação visual e de marca: a 104 FM 104.1, tradicional emissora de formato popular/sertanejo gerida pela Rede Pampa, apresentou um novo logotipo, consolidando seu posicionamento entre as estações populares da capital. Ainda no estado, outras cidades gaúchas acompanharam estreias e trocas de nomes, como Carazinho e Torres.
Vale lembrar que, conforme noticiado ontem pelo tudoradio.com, a Norte FM vai mudar sua marca para Liga FM, novidade prevista para a próxima sexta-feira (10). Isso afetará as emissoras da marca em Brasília (101.7 FM), Manaus (95.1 FM), João Pessoa (103.3 FM), Campina Grande (103.5 FM) e Boa Vista (99.7 FM).
Interior do sul do país com alterações de projetos
No Norte Gaúcho, a Positiva FM 100.3 de Carazinho (RS) iniciou oficialmente sua programação às 6h00 do último dia 6, substituindo a tradicional Gazeta FM, que agora passa a operar em 92.9 FM. No Litoral Norte, a 94.7 FM de Torres (RS) passou a adotar a identificação Sintonia FM, no lugar da antiga marca “A Rádio Top”.
No Oeste Catarinense, Chapecó acompanhou a estreia da ND FM 94.1, que substituiu a Jovem Pan FM e adotou programação no formato popular/hits, em trabalho iniciado no primeiro dia do mês.
No Paraná, a Terra Nativa FM 93.7, que transmite a partir de Santa Mariana, passou a substituir o projeto Terra Nativa Flashback em Cornélio Procópio, adotando o formato popular/sertanejo.
E também no interior paranaense é aguardada a estreia da Nativa FM 96.1 de Umuarama. Segundo a rede, a estreia definitiva está marcada para amanhã (8), quando haverá a apresentação da nova afiliada em rede nacional a partir das 18h00.
Mudanças em São Paulo e Minas Gerais
O interior de São Paulo também registrou considerável movimentação no começo do mês. Em Sorocaba, a Rádio Boa Nova FM 77.9 iniciou oficialmente suas operações após período experimental, migrando da antiga AM 1080. Em Itapetininga, foi confirmada a futura afiliada da Rede Massa FM, que contará com estúdio instalado em um shopping center da cidade.
No Vale do Paraíba, a tradicional Cacique FM 80.9 de Taubaté, que entrou no ar em 1º de outubro vinda da AM 1160, passou a adotar o nome Rádio Itaipu FM 80.9. Já em Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, a Rádio Serra Negra FM 104.5 deu início à sua fase experimental — a emissora é uma migrante AM-FM de classe B2, originada da AM 1430.
Já na região de Itapetininga, houve a confirmação da estreia da futura Massa FM 106.5, emissora que vem da AM 900 e está operando de forma experimental na cidade. A data oficial de inauguração ainda será definida, mas poderá ocorrer em novembro.
Em Minas Gerais, o Noroeste do estado registrou a chegada da Maravilha FM 96.3, captada na região de Patos de Minas — a emissora é originada de João Pinheiro (MG) e segue com grade no formato religioso/gospel. A mesma marca fez do dia 1º a sua estreia oficial na capital, atravéés da Maravilha FM 89.1 de Belo Horizonte.
Nova operação no Centro-Oeste e retransmissoras no Norte
O Pará teve três movimentações relevantes neste início de mês. Em Paragominas, a Massa FM 101.1 estreou oficialmente às 12h00 do dia 1º, substituindo a Rádio Jarana FM e ampliando a presença da rede no Norte do país. Em Marabá, a Boas Novas FM 97.9 iniciou transmissões como retransmissora (RTRFM) da Boas Novas FM 91.9 de Belém, operando em classe B1. Já em Capitão Poço, a Citros FM 99.5 passou a atuar como retransmissora da 99 FM 99.9 da capital paraense.
Já em Rondônia foi percebida a entrada no ar da Transamérica FM 97.9 de Ji-Paraná, maior cidade do interior do estado. A nova estação é uma RTRFM da atual Transamérica FM 101.9 de Porto Velho.
No interior de Goiás, a Modão FM 92.1 de Rio Verde começou a operar de forma experimental, substituindo a Rádio Clube. A emissora estreou um novo canal (classe E2), abandonando a antiga sintonia de 101.9 FM.
Logotipos de algumas emissoras envolvidas em novidades neste começo de outubro
Relacionadas:
> Setembro encerra com novidades em BH, São José dos Campos, Florianópolis e Piracicaba; outubro inicia com mudanças no interior
> Mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis estão na lista de novidades previstas para setembro nos dials
> Agosto começa com movimentações de redes como Jovem Pan FM, Clube FM, Metropolitana FM e Massa FM
> Antena 1, Jovem Pan FM, Jovem Pan News, Massa FM, Maravilha FM e Melphis FM têm novidades em julho
> Com retornos de marcas como Fã FM, Lumen FM e estreias da TH+ Prime FM e Antena 1, mercado acompanha mudanças nos dials
> Jovem Pan News, Rádio Mix FM, Novabrasil FM, Massa FM, FM O Dia e Rádio Banda B movimentam o dial em maio
> NovaParadiso FM e Novo Tempo chegam ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (1º); Massa FM inicia expectativa em Porto Alegre
> Mudanças nos dials: Novabrasil FM estreia em Vitória; 89 FM A Rádio Rock chega a Curitiba
> Mudanças no rádio: Massa FM chega a Campo Grande e Três Lagoas, Alpha FM avança em Florianópolis e Mix FM estreia no Centro Paulista
> Dial FM brasileiro indica série de novidades a partir da segunda quinzena de janeiro