




Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2025 @ 06:43
São Paulo - São 33 emissoras em eFM (FM estendido) em território paulista; Demais unidades da federação contam com outras 24 estações operando abaixo de 87.5 FM
O FM estendido (eFM), faixa do dial que vai de 76.1 FM a 87.3 FM, completou quatro anos como realidade do rádio no Brasil. De lá pra cá, muitas mudanças ocorreram no mercado para ocupação dessa parte do espectro e também a saída de estações que conseguiram espaços entre 88.1 FM a 107.9 FM. Mesmo com essas adequações em várias regiões, o eFM foi crescendo e hoje já ultrapassa a marca de 50 emissoras ativas na faixa estendida, sendo a maioria migrante AM-FM. São Paulo concentra mais da metade dessas emissoras no eFM e a instalação de novas emissoras públicas também tem ajudado a ampliar esses números do estendido.
São 33 FMs em dial estendido no estado de São Paulo, marca que, apesar de alguns recuos no primeiro semestre com a ida de algumas estações para o dial convencional, essa ocupação voltou a crescer ao longo de 2025. Para efeitos comparativos, na última análise do espectro eFM em território paulista feita pelo tudoradio.com, eram 24 emissoras entre 76.1 FM e 87.1 FM. Hoje esse número é de 33, sendo 32 estações migrantes da faixa AM. A maioria está na órbita da Grande São Paulo, com a região concentrando 14 emissoras, número que supera qualquer outro estado brasileiro.
Na sequência, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com mais emissoras na faixa eFM, sendo todas migrantes AM-FM. Apesar do baixo número, seis no total, todas estão concentradas no eixo entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha (Caxias do Sul), local de grande ocupação do espectro, o que dá a sensação de uso maior do estendido nesta área do território gaúcho. E o Rio de Janeiro aparece com cinco rádios nessa condição, mas duas são estações públicas (uma na capital e outra no interior).
O Paraná deve ampliar o seu número, já que existe a expectativa de novas eFM entrarem no ar na Grande Curitiba, mas houve uma certa estagnação do quadro neste ano de 2025, já que a Rádio Banda B, uma das pioneiras do eFM em 2021, conseguiu ser acomodada em FM convencional a partir de maio deste ano, saindo da sintonia 79.3 FM para 89.7 FM. E o Ceará, que também aparece com três eFMs, teve sua estreia na faixa neste ano de 2025, com duas FMs públicas ampliando a contagem.
A maioria dos canais públicos está em 87.1 FM, com o caso mais notável sendo as emissoras da EBC em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e no Recife. Mas, logo na sequência, parcerias com a EBC e outros órgãos públicos como universidades, entre outros, ampliaram a presença desses canais no dial em 2025, inclusive levando a faixa estendida ao interior de outros estados, como são os casos de Campos dos Goytacazes (RJ), Cruz das Almas (BA) e Rio Verde (GO).
Conforme já destacado anteriormente pelo tudoradio.com, a possibilidade de maior ocupação da faixa eFM depende diretamente da oferta de receptores que incluam a nova faixa. Esse processo vem se intensificando desde 2019, com destaque para o setor automotivo, que ampliou a produção de equipamentos compatíveis a partir de 2023. Além disso, a expansão do dial depende do surgimento de novas concessões. De forma geral, as emissoras migrantes priorizam reduções de cobertura técnica para se acomodarem na faixa FM convencional.
Para ilustrar o cenário no início de 2024, o tudoradio.com havia registrado 38 estações ativas no eFM, indo para 40 no final de janeiro deste ano e agora totalizando 57 emissoras nessa condição. Já o processo completo de migração AM-FM, por sua vez, chegou ao segundo semestre deste ano com mais de 1.180 emissoras operando em FM no Brasil.

Sintonia da Classic Pan de São Paulo, em 76.7 FM, emissora em eFM / tudoradio.com
Os dials e a migração AM-FM:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com


