



Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025 @ 16:37
Foz do Iguaçu - Emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio retorna à região Oeste paranaense com programação local, operação em AM 1320 e transmissão simultânea pela internet
A Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro, amplia sua presença no estado do Paraná com a estreia da CBN Foz do Iguaçu AM 1320. A emissora jornalística do Sistema Globo de Rádio (SGR) estreia sua programação local nesta segunda-feira (17), a partir das 10h. A emissora transmite a programaçao de São Paulo desde o início do mês.
O retorno da marca à região faz parte da estratégia de expansão da CBN, rede criada em 1991 que adota o slogan “A Rádio que Toca Notícia”. A CBN é composta atualmente por quatro emissoras próprias — São Paulo (90.5 FM), Rio de Janeiro (92.5 FM), Belo Horizonte (106.1 FM) e Brasília (95.3 FM) — além de 33 afiliadas distribuídas de Norte a Sul do país.
No Paraná, a rede jornalística mantém operações em Curitiba (95.1 FM), Londrina (100.9 FM), Maringá (95.5 FM), Ponta Grossa (105.9 FM) e Cascavel (93.9 FM). Com a chegada da estação em Foz do Iguaçu, a CBN passa a estar presente em todas as principais cidades do estado.
A programação local da CBN Foz será veiculada de segunda a sábado, das 10h às 12h, e contará com a apresentação dos jornalistas Cris Loose e Guilherme Wojciechowski. O estúdio da emissora está localizado na Rua Rui Barbosa, nº 820 (Edifício Foz Executive Center, 11º andar), no centro de Foz do Iguaçu. Além do áudio, toda a programação também será disponibilizada em vídeo no site oficial da estação.
A operação em Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Grupo CATVE de Comunicação, que tem sede em Cascavel e também é responsável pela CATVE (TV aberta), pela Master TV, pela CATVE FM, pela União FM de Toledo e pelo portal catve.com.
Fase de testes e ajustes técnicos
A CBN AM 1320 de Foz do Iguaçu iniciou recentemente sua fase de testes de sinal, transmitindo a programação nacional gerada a partir da CBN São Paulo. Segundo informações do Sistema Globo de Rádio, a instalação do receptor de satélite foi concluída há poucos dias, marcando o início do período de ajustes técnicos necessários para adequar o sinal às condições geográficas da região.
De acordo com informações internas, a cidade apresenta características topográficas que exigem atenção especial, especialmente por se localizar em uma área de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Após a conclusão dos testes, a emissora passará a inserir conteúdos regionais e blocos locais de jornalismo, com foco em informações de interesse da comunidade iguaçuense e da região trinacional.
Migração para o FM
A frequência atualmente utilizada pela CBN Foz do Iguaçu (AM 1320) pertence à tradicional Rádio União AM, que está em processo de migração para o dial FM. A expectativa é que a mudança ocorra no início de 2026, o que permitirá à CBN consolidar também sua operação em frequência modulada na região da tríplice fronteira.

Estúdio da CBN Foz - Foto: Divulgação


