




Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025 @ 16:27
Campinas - Top FM tem mudança prevista para operar em 96.5 FM e a Rádio Terra FM vai para 98.1 FM. Já a 98.3 FM pode marcar o retorno da Rede Aleluia
Após mais de dois anos sem uma emissora voltada à Campinas, a Rede Aleluia está bem próxima de retornar ao principal centro populacional do interior de São Paulo. Segundo informações extraoficiais, a partir de 1º de dezembro entrará no ar a Rede Aleluia FM 98.3, informação que em breve poderá ser confirmada de forma oficial pelas marcas envolvidas na mudança. A atual Top FM 98.3 (popular/sertaneja) poderá migrar para a frequência que atualmente abriga a Rádio Terra FM 96.5, que por sua vez irá para a FM 98.1 FM de Itatiba.
Foram 18 anos de trabalho ininterruptos da Rede Aleluia em Campinas, quando a rede de formato religioso/evangélico operou em 100.3 FM até o ano de 2020. Depois, no mesmo ano, retornou à cidade em 105.5 FM, mas a operação no canal durou até 2023. Agora, a rede ligada à Igreja Universal do Reino de Deus retorna ao mercado campineiro em 98.3 FM, canal que transmite a partir de Hortolândia e conta com boa cobertura de sinal na cidade.
Apesar da ausência em Campinas, a Rede Aleluia esteve presente de forma fixa no dial regional por meio de outras emissoras. Atualmente, a rede evangélica está restrita à Grande Campinas por intermédio de emissoras que cobrem parcialmente a área, como a Rede Aleluia FM 94.1 de Jundiaí, com torre em Vinhedo, e a Rede Aleluia FM 95.5 de Piracicaba (antena em Rio das Pedras).
Top FM e Radio Terra FM mudam de canais
A Top FM deve seguir na região de Campinas, mas com operação em outro canal. Segundo informações extraoficiais, a emissora vai operar em 96.5 FM a partir de 1º de dezembro, mantendo assim sua cobertura de sinal na Grande Campinas, já que a estação transmite a partir de Santo Antônio de Posse, o que confere um alcance regional. Atualmente, o canal opera como Rádio Terra FM.
A atual fase da Top FM em 98.3 FM está ativa desde maio, quando substituiu a Massa FM na atual sintonia. Antes a emissora já havia realizado transmissões pontuais por 96.5 FM nos últimos anos, sendo a passagem mais recente entre dezembro de 2024 e abril deste ano, quando a frequência voltou a ser ocupada pela Rádio Terra FM.
Já a Rádio Terra FM terá sua operação deslocada para 98.1 FM de Itatiba, emissora que pode transmitir a partir da Serra do Japi (Jundiaí), o que lhe confere uma cobertura regional, além da complementar em seu município-sede. Com isso, a Rádio Terra FM unifica sua operação em 98.1 FM, frequência que também é utilizada pela marca na Grande São Paulo, por meio de uma estação localizada em Arujá. Esse movimento também está previsto para o próximo dia 1º.

Emissoras envolvidas nas mudanças previstas para Campinas


