




Quarta-Feira, 03 de Dezembro de 2025 @ 09:06
Rio de Janeiro - Grupo de comunicação catarinense tem cinco trabalhos reconhecidos em diferentes categorias do Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental
O Grupo NSC foi destaque na 4ª edição do Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, com reportagens produzidas pela CBN FM 95.3 de Joinville (SC), CBN FM 90.3 de Florianópolis (SC), G1 SC e NSC TV, reconhecidas nas categorias Áudio, Texto e Vídeo. As reportagens premiadas abordam iniciativas voltadas ao saneamento, à preservação ambiental e aos impactos diretos dessas políticas na vida da população catarinense.
O 1º lugar em Áudio foi conquistado pela CBN Joinville, com a reportagem “Água chega à comunidade quilombola de São Francisco do Sul”, assinada por Rafael Custodio. O trabalho mostra como o acesso à água potável transformou a rotina de uma comunidade quilombola no litoral norte e, por destacar inclusão e cidadania por meio do saneamento, garantiu ao jornalista uma viagem para Paris. Na mesma categoria, o 2º lugar ficou com Cristian De Los Santos, da CBN Florianópolis, ampliando o reconhecimento ao jornalismo em áudio produzido pela NSC.
Em Texto, o G1 SC alcançou o 3º lugar com a reportagem “Turismo de massa, desafio em dobro em Bombinhas”, assinada por Carol Borges e Sofia Mayer. O conteúdo detalha como o município busca equilibrar crescimento, preservação ambiental e metas de saneamento durante a alta temporada.

Foto: Divulgação NSC TV
Na categoria Vídeo, a NSC TV teve duas produções reconhecidas: a reportagem “Desafios do Saneamento Básico no Litoral Norte”, do repórter Arthur Ruschel, em 4º lugar, ao expor as lacunas para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento na região; e o trabalho de André Lux, em 5º lugar, que destaca Santa Catarina como um dos poucos estados sem projetos estruturados de captação de recursos para o saneamento básico, dificultando o alcance das metas estabelecidas.
Com foco no Marco do Saneamento, o Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental incentiva a produção de conteúdos sobre a importância do saneamento em Santa Catarina e reconhece o papel do jornalismo na difusão de ações, ideias e iniciativas voltadas à conservação do meio ambiente.


