Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2025 @ 13:19

ConfraTech da Anatel homenageia Cappia e Maria Goretti, referências da engenharia e da radiodifusão brasileira

São Paulo - Evento da GR01 em São Paulo celebrou o Dia da Engenharia e destacou as trajetórias de Maria Goretti Romeiro e Eduardo Cappia, profissionais que marcaram o desenvolvimento técnico e institucional do setor

Publicidade

A edição 2025 do ConfraTech, tradicional encontro promovido pela GR01 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo, foi marcada por homenagens e reconhecimento a nomes que ajudaram a construir a história da engenharia e da radiodifusão no Brasil. Realizado na última quinta-feira (11), o evento celebrou o Dia da Engenharia e reuniu profissionais, especialistas e representantes de empresas e entidades do setor. Entre os homenageados estiveram os engenheiros Maria Goretti Romeiro e Eduardo Cappia, ambos com trajetória destacada na Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET) e integrantes do Grupo de Trabalho de Rádio da entidade.

As homenagens destacaram o papel decisivo de ambos na formulação de normas técnicas, na adoção de novas tecnologias e no avanço regulatório da radiodifusão brasileira. Além da competência técnica, também foram ressaltadas as atuações de Goretti e Cappia como lideranças reconhecidas em fóruns e grupos de trabalho do setor, sempre pautadas pelo diálogo e pela busca de soluções conjuntas que contribuíram para o desenvolvimento sustentável das comunicações no país.

A abertura do ConfraTech foi conduzida pelo conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, que destacou a importância do evento como espaço de integração e valorização profissional. Em seu discurso, Freire ressaltou o papel da Anatel em “conectar, incluir e reconhecer as pessoas que constroem o setor de telecomunicações no Brasil”, enfatizando os avanços institucionais e o compromisso da agência com a diversidade e a inovação.


Marcelo Augusto Scacabarozi (Anatel) com Maria Goretti e Eduardo Cappia - Foto: Anatel

O encontro também contou com apresentações técnicas e debates sobre temas relevantes da atualidade. Luiz Tonisi, presidente Latam da Qualcomm, abordou as “tendências e desafios do setor com uso de inteligência artificial”; Ronei Glanzmann, presidente da Moveinfra, apresentou uma análise sobre o “E-Tol no Brasil e seus aspectos”; e o professor Elmo Francfort, diretor do Museu Brasileiro de Rádio e Televisão, conduziu a palestra “Do 0 ao 3.0: 75 anos da TV brasileira”.

Organizado por Marcelo Augusto Scacabarozi e pela equipe da GR01, o ConfraTech manteve sua tradição de promover um ambiente de integração, reconhecimento e celebração entre engenheiros, profissionais e representantes das diversas áreas que compõem o setor de telecomunicações e radiodifusão no Brasil.

Tags: Anatel, ConfraTech, radiodifusão, engenharia de telecomunicações, Maria Goretti Romeiro, Eduardo Cappia, SET

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.