




Quarta-Feira, 24 de Dezembro de 2025 @ 07:16
Brasília - Verde-Oliva FM e Metrópoles FM ganham posições dentro do top 10 de audiência no Distrito Federal
Brasília e região foi outro importante mercado de rádio que acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra o consumo de rádio, esta realizada regularmente pela Kantar IBOPE Media. A última atualização feita em 2025 aponta uma certa estabilidade no índice de rádios importantes e de diferentes formatos, com poucas mudanças de tendências no top 10 em períodos gerais. E vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro de 2025):
Sem mudanças no topo
A Clube FM 105.5 (popular/hits) fechou o ano de 2025 como líder geral de audiência no Distrito Federal, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), condição esta que vem sendo mantida pela emissora ao longo deste ano. Na pesquisa passada, houve um acirramento mais claro na disputa pelo topo, mas a movimentação da audiência local deixou a situação da Clube FM ligeiramente mais confortável do que o quadro anterior, emissora que praticamente cravou a mesma marca vista na medição anterior. Já em relação às demais FMs de formato popular, a Clube FM viu sua vantagem aumentar.
Na sequência, a Jovem Pan FM 106.3 (jovem/pop), que acirrou a briga pelo topo a partir da pesquisa passada, ainda mantém um quadro de disputa em períodos gerais, de acordo com os dados atuais, já que a distância entre as duas primeiras colocadas segue pequena no Distrito Federal. Isso mantém movimentado o quadro de disputa para o começo de 2026, cuja pesquisa trimestral ainda contará com dados deste ano.
E a Antena 1 FM 93.7 (adulto-contemporâneo) também segue consolidada em sua colocação no ranking FM de audiência, agora vendo sua distância para a sequência da pesquisa aumentar um pouco mais. Em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 93.7 FM cresceu acima de 1% e, somado à movimentação da audiência local, a posição da Antena 1 no top 3 ficou novamente mais confortável para a emissora.
Também não houve mudança no complemento do top 5: a JK FM 102.7 (popular/hits) apareceu pela terceira vez consecutiva como a quarta maior audiência do Distrito Federal, considerando períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estando isolada nessa condição no ranking FM. E a Atividade FM 107.1 (popular/sertaneja) seguiu entre as cinco maiores audiências locais pela quarta vez consecutiva, considerando os principais períodos da medição.
Destaque para a Rádio Mix FM 88.3 (jovem/adulto-pop), que teve uma variação positiva de 1,8% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e que a fez recuperar a sexta colocação geral de audiência no Distrito Federal. Isso também fez com que a emissora encostasse novamente no top 5 em períodos importantes da medição. Ela é seguida de perto pela CBN FM 95.3 (jornalismo/esportes), que aparece a seguir em filtros gerais.
Mais destaques
Com o segundo maior crescimento percentual do top 10, a Verde-Oliva FM 98.7 (pública/adulto-contemporâneo) avançou mais de 2% em filtros gerais e conseguiu, com isso, retornar à condição de oitava maior audiência do Distrito Federal. Vale lembrar que a 98.7 FM já vinha de altas importantes nas pesquisas passadas. E ela é seguida de perto pela Jovem Pan News FM 107.5 (jornalismo/esportes), cuja distância entre as duas não chega a 300 ouvintes por minuto.
Destaque também para a Metrópoles FM 104.1 (adulto/jornalismo), emissora que vem de uma forte alta na pesquisa passada e manteve a mesma tendência na atual, cravando o maior crescimento do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), acima de 5%. Isso fez com que a 104.1 FM entrasse no grupo das dez maiores audiências locais do Distrito Federal, seguida pela BandNews FM 90.5 (jornalismo/esportes) e pela Novabrasil FM 97.5 (adulto/nacional-mpb).
A Transamérica / TMC FM 100.1 (jornalismo/esportes) aparece a seguir no ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que conta com sua nova marca e grade cobertas pela metade do trimestre de medição. E a Rádio Nacional FM 96.1 (pública/educativa) aparece na sequência em filtros gerais.
Panorama anterior:
> Panorama: Clube FM segue líder e Jovem Pan FM amplia disputa pelo topo; CBN, Jovem Pan News e Verde-Oliva FM avançam em Brasília
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Distrito Federal.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Distrito Federal: clique aqui.

Vista panorâmica do Plano Piloto a partir da Torre de TV, em Brasília / Biblioteca Canva


