




Quinta-Feira, 08 de Janeiro de 2026 @ 19:10
São Paulo - Palestra internacional promovida pelo CPTIET contará com a participação do engenheiro brasileiro Eduardo Cappia, que abordará o cenário técnico e regulatório das emissoras de FM no país.
O engenheiro Eduardo Cappia, uma das principais referências técnicas do setor de radiodifusão brasileiro, conselheiro e líder do Comitê Técnico da SET, será o palestrante da conferência online “Emisoras de FM en Brasil, Espectro y Desafíos”, que acontece nesta quinta-feira (9), às 19h (horário local). O encontro é promovido pelo Colegio de Profesionistas en Telecomunicaciones, Informática y Estandarización de Tecnologías (CPTIET), instituição mexicana voltada à formação e padronização técnica em comunicações.
Com foco no cenário técnico e regulatório do setor de radiodifusão FM no Brasil, o evento abordará temas como a organização do espectro de frequências, os desafios da migração AM-FM e as políticas públicas voltadas à modernização das transmissões. A conferência também discutirá o uso do espectro estendido (76–88 FM), a digitalização do rádio e a coordenação internacional de frequências na América Latina.
Experiência brasileira em destaque
Conselheiro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e coordenador do Grupo de Trabalho de Rádio da entidade, Eduardo Cappia é reconhecido por sua atuação técnica e institucional no segmento. O engenheiro costuma representar o Brasil em fóruns internacionais sobre tecnologia de radiodifusão e regulamentação do espectro radioelétrico, sendo considerado uma das vozes mais qualificadas sobre o tema.

Participação e inscrições
A conferência tem caráter técnico e acadêmico, sendo voltada a profissionais e estudantes das áreas de engenharia de telecomunicações, radiodifusão e políticas de espectro, além de radiodifusores e técnicos interessados em compreender o modelo brasileiro de gestão das faixas de FM. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cptiet.org.
O encontro busca compartilhar a experiência brasileira na organização e regulação das emissoras de FM, além de apresentar tendências e inovações tecnológicas aplicáveis à realidade latino-americana.
Leia também:
> ConfraTech da Anatel homenageia Cappia e Maria Goretti, referências da engenharia e da radiodifusão brasileira


