




Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026 @ 06:44
Curitiba - Rádio Banda B e Rádio Evangelizar têm avanços expressivos; Rádio Mix FM e 89 FM A Rádio Rock disparam em audiência
O ano começou movimentado em Curitiba quando o assunto é o consumo do rádio na capital paranaense e em sua região metropolitana. No geral, o FM local viu um crescimento em sua audiência geral, impulsionado pelos avanços generalizados vistos nos índices de emissoras de diferentes formatos de programação. Isso mudou a composição do top 10 de audiência em filtros gerais. A atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media é referente ao último trimestre completo do ano passado, sendo a primeira a ser conhecida em 2026. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2025):
Avanços no topo
A 98 FM 98.9 (popular/hits) foi novamente o principal destaque da atual medição de audiência na Grande Curitiba, isso por manter a liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo a quinta pesquisa consecutiva com a emissora nesta condição. A 98 FM também manteve a liderança geral em alcance na Grande Curitiba, agora com 672 mil ouvintes únicos, marca essa que apresentou alta na comparação com a pesquisa anterior.
Também é destaque a condição da Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) na medição. Em períodos gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora avançou mais de 7% na comparação com a pesquisa anterior, acirrando assim a disputa pela liderança geral de audiência em Curitiba, cuja distância para a líder não chega a 1 mil ouvintes por minuto. A 97.7 FM também está na concorrência pela liderança no alcance, hoje com quase 670 mil ouvintes únicos.
O maior crescimento percentual do top 5 ficou com a Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora avançou 7,6% em períodos gerais, sendo este um dos melhores resultados recentes da 105.5 FM no top 3. Trata-se da nona pesquisa consecutiva da Ouro Verde FM Easy no top 3, emissora que já vinha de alta expressiva nos dados anteriores. Em alcance, a emissora está com 457 mil ouvintes únicos.
Outra emissora que consolidou um movimento de alta foi a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), que cresceu acima de 7,5% em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sustentando a atual posição pela terceira vez consecutiva. A 103.9 FM já vinha de alta consistente na medição anterior e também disputa a liderança geral de alcance na Grande Curitiba, onde registra uma marca acima de 662 mil ouvintes únicos.
E a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa) continua completando o top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, cravando uma marca muito parecida com aquela vista na pesquisa anterior. A 93.9 FM segue mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM nos principais períodos da pesquisa e conta com um alcance de 418 mil ouvintes únicos, o que também a deixa no top 5 nesse quesito.
Movimentações no top 10
Praticamente estável na comparação com a pesquisa anterior, a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) foi beneficiada pela atual movimentação da audiência e do mercado e reconquistou a sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que passa por um novo reposicionamento. Em alcance, a 102.3 FM também está com o sexto maior número da praça, hoje com 395 mil ouvintes únicos na Grande Curitiba.
Em mudança de nome e projeto, a TMC FM 100.3 (jornalismo/esportes), antiga Transamérica, aparece na sétima colocação no ranking FM de audiência, em pesquisa que quase completa um trimestre cheio da estação com a nova marca. E ela passa a ser seguida de um pouco mais de perto pela Rádio Banda B FM 89.7 (popular/jornalismo-esportes), que segue evoluindo na pesquisa, ganhando uma posição em filtros gerais ao avançar mais de 8%.
Também é destaque o surgimento da Rádio Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica) entre as dez maiores audiências da Grande Curitiba. A emissora cravou uma alta próxima de 7% no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e assumiu a décima colocação em filtros gerais, diminuindo também a distância que a separa da Mercosul FM 92.9 (popular/sertanejo), que está à frente no ranking FM de audiência.
Mais destaques
Quem também encostou nesse grupo do top 10 foi a Rádio Mix FM 98.3 (jovem/adulto-pop), que cravou a maior alta percentual do top 15 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ao avançar mais de 11,5% na comparação com a pesquisa anterior. A diferença para a Rádio Evangelizar é mínima e trata-se do melhor resultado da emissora na praça desde sua estreia, em 2022. Ela é seguida de muito perto por Clube FM 101.5 (popular/sertanejo-católica) e Jovem Pan News FM 107.1 (jornalismo/esportes), que também cresceram em filtros gerais.
A Rádio T FM 104.9 (popular/hits) segue com movimento de alta em seus números nos filtros gerais de audiência e também não está distante desse grupo próximo do top 10. Ela é seguida pela BandNews FM 96.3 (jornalismo/esportes) e pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.3 (jovem/adulto-rock/alternativa). Detalhe para o avanço da 89, que foi acima de 19%, fez a emissora se aproximar do grupo que disputa entrada no top 10 e cravou sua melhor marca na cidade (projeto que ainda não completou 1 ano no ar).
Panorama anterior:
> Panorama: 98 FM segue líder geral; Ouro Verde FM Easy, Jovem Pan FM e Mundo Livre FM avançam em Curitiba
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Vista para o horizonte urbano de Curitiba, sentido bairros Bigorrilho e Batel / tudoradio.com


